Olá desenvolvedores, dando continuidade a implementação de um web service ou serviço web, no tutorial de hoje faremos a implementação na servlets. Mas se você não leu o tutorial anterior é só clicar aqui para ser redirecionado a ele. E se quiser saber mais sobre serviços web, clique aqui.

No tutorial “WEB SERVICE VIA CEP: IMPLEMENTAÇÃO”, fizemos a implementação do serviço em tela utilizando o onBlur, um evento que é acionado quando o elemento perde o foco. Com este recurso após informar o CEP e pressionar a tecla TAB para acessar o próximo campo, todos os dados correspondentes ao CEP serão automaticamente preenchidos.

Assim, quando o elemento perde o foco o web service ViaCEP faz a consulta e traz o resultado via Javascript e exibe na tela. O passo seguinte é preparar o ambiente para gravar estes dados no banco.

IMPLEMENTANDO NA SERVLET

Estamos utilizando o objeto BeanCursoJsp para representar cada registro cadastrado, desse modo na classe Bean BeanCursoJsp.java adicionaremos os atributos necessários ao cadastro do endereço.

private String cep;
private String rua;
private String bairro;
private String cidade;
private String estado;
private String ibge;

Após declarar os atributos, gere os métodos Getters and Setters para eles clicando com o botão direito do mouse em um espaço vazio da tela >> Source >> Generate Getters and Setters…

Recapitulando, quando clicamos no botão salvar, uma ação é disparada e o formulário é enviado para a servletsalvarUsuario”. Na servlet usuário.java para onde os dados são enviados, nós iremos recuperá-los e injetá-los no banco. Assim, no método doPost dentro do método salvar e pegaremos os parâmetros.

E agora “setaremos” os atributos para o objeto instanciado BeanCursoJsp usuário = new BeanCursoJsp();

O doPost irá receber a requisição dos dados que estão vindo do formulário quando a ação de salvar é disparada. A servlet está interceptando os dados, passando-os para o objeto, quando ele é salvo, atualizado e setado para a tela.

A implementação de salvar é o código que já havíamos implementado, então se você não é aluno do Formação Java Web, recomendo que volte alguns tutorias para que possa acompanhar esta implementação desde o início.

Voltando a página de cadastro de usuário, é necessário preparar o campo para edição. Como assim preparar o campo para edição? Setando-os por meio do value. É o value, que recebe um objeto JSP que é o responsável por trazer os dados do objeto que será editado.

Então proceda com todos os campos, adicionando o objeto JSP como exemplificado na imagem abaixo.

EM POUCAS PALAVRAS

Talvez esta seja uma desvantagem do JSP, é preciso setar toda a “configuração” manualmente sempre que um novo campo é adicionado. Por outro lado, como boa parte do caminho já está trilhada, é relativamente fácil fazer estas atualizações no sistema.

Assim, temos hoje exemplificada a importância e a necessidade de pensar a estrutura da sua aplicação pensando em futuras atualizações e manutenção do sistema. Bom, eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial onde iremos gravar os dados no banco de dados.