Olá desenvolvedores, seguindo com a parte 4 do tutorial sobre web service iremos nos concentrar em colocar os dados em tela e salvar no banco de dados. Na parte 3 o método pesquisaCep() já está consultando o web service, retornando os dados consultados, lendo o resultado e o transformando em um objeto auxiliar para de fato nos auxiliar a coloca-los em tela e então os dados estão sendo “setados” no objeto controlado pelo JSF.

A ideia é que após digitado o CEP no campo correspondente na tela, os dados referentes ao CEP digitado sejam carregados e exibidos. É o que pretendemos fazer neste tutorial.

CARREGANDO OS DADOS EM TELA

Para a criação dos campos, começamos com o componente de rótulo h:outputLabel, o primeiro campo seguindo a ordem de implementação no Back-end será o logradouro. Para implementar o logradouro utilizaremos um h:inputText, mesmo sendo um campo para exibição de dados, pode, por algum motivo ser necessário editar o campo.

O dado retornado da consulta será colocado no objeto pessoa controlado pelo ManagedBean, o campo deverá receber também um identificador “id”, quew será referenciado no render do campo de CEP. E agora é só repetir a implementação para os demais campos.

REVISANDO

Após o CEP ser digitado no campo correspondente e após este mesmo campo perder o foco, o evento de perda de foco é executado pelo f:ajax e o valor é enviado para o lado do Back-end sendo passado ao atributo CEP. Somente após o dado ser enviado é o que método pesquisaCep() é chamado, e irá fazer todo o processamento descrito na sessão acima. E por fim os dados serão renderizados e atualizados na tela.

Mas para que os dados possam ser renderizados temos que listá-los no render do campo CEP.

Após o preenchimento do CEP os campos relacionados serão automaticamente preenchidos. Não é necessário colocar todos os dados, a escolha de qual campo adicionar ao projeto dependerá da regra de negócio. No entanto, meu objetivo é ensiná-lo a consumir web service, e nesse sentido quanto mais praticar melhor será.

EM POUCAS PALAVRAS

E como o JPA e o Hibernate se encarregam da base de dados só precisamos conferir. Assim, com este tutorial finalizamos a implementação do web service, utilizando o serviço web viaCEP. Reveja as aulas quantas vezes forem necessárias, pois como você pode ver, não é uma implementação complexa, mas requer muitos passos, e claro, entendimento.