No tutorial anterior, começamos uma série sobre O programa Visualg e nossos primeiros passos na criação de algoritmos. Neste segundo tutorial da série Visualg, vamos de fato criar nosso primeiro algoritmo.
VÍDEO AULA – VISUALG: NOSSO PRIMEIRO ALGORITMO.
Assim, quando iniciamos esta conversa sobre a ferramenta visualg falamos sobre o quão intuitiva ela é. E, principalmente, sobre o quanto ela contribui para a evolução do programador iniciante, no que se refere ao aprimoramento da lógica de programação, por meio de exercícios escritos em pseudocódigo.
Fazendo uma breve retomada a postagem anterior, ressaltamos lá os aspectos técnicos da ferramenta, como ambientes e estruturas de menu. Bem como do uso de uma sintaxe própria muito próxima do ambiente real de programação e da estrutura dos algoritmos. Exemplificamos ainda como se declaram variáveis, os operadores e os comandos de entrada e saída.
Agora é a hora de começarmos de fato a escrever, executar e ver na saída do console o resultado dos nossos algoritmos em português estruturado. Começaremos com um exemplo simples, e gradativamente vamos adicionando elementos e condições que exigirão de nós sempre um pouco mais.
E se você caiu de paraquedas neste tutorial, recomendo que volte alguns tutorais, aqui no JDev Tutoriais tem tudo o que você precisa saber para aproveitar 100% o que vamos estudar hoje.
Então, leia-os tutoriais anteriores, pratique para que não fique perdido e para que possa também se familiarizar com os termos e estruturas que serão empregados aqui. E ainda, tão importante quanto, para que você comece desde já a formar sua mentalidade de programador.
VISUALG 3.0: COMEÇANDO A PROGRAMAR
Para a implementação do nosso primeiro algoritmo, ainda em pseudocódigo, considere o enunciado:Escreva um pseudocódigo que leia a média final de um aluno e retorna se o mesmo está aprovado ou reprovado. A média final para aprovação deve ser maior ou igual a 70. ENTRADA: a variável de entrada, mediaFinal, receberá um valor do tipo inteiro.
Por convenção nome de variáveis não podem começar com letra maiúscula. Por outro lado, se o nome atribuído a variável for a junção de duas palavras, use a técnica “Camel Case”, mediaFinal. Neste caso você pode recorrer ainda ao underscore, media_final.
Em suma, primeiro declare a variável do tipo inteiro mediaFinal. Após isso, no escopo da estrutura do algoritmo, atribua manualmente um valor a variável.
Desse modo, tendo atribuído um valor a variável mediaFinal. Use a estrutura de seleção “if“, em Portugol “se“, para verificar a situação do aluno.
Para executar e exibir o resultado no console, no menu vá em (Run (executar) >> Rodar Algoritmo) ou por meio da tecla de função (F9). Como resultado teremos a saída abaixo:
Mas se a média final do aluno for inferior a 70, ele estará reprovado. Portanto, resolveremos esta questão recorrendo ao complemento do if – o else. Então, se a média do aluno for maior ou igual a 70 ele está aprovado, mas se não, se a média final do aluno for menor que 70 ele estará reprovado.
ERROS POSSÍVEIS
Entre os erros mais previsíveis que podem ocorrer estão, esquecer de declarar a variável ou mesmo se equivocar com o nome no momento de recuperá-lo no decorrer do código. Entretanto, neste caso, o Visualg acusará o erro por meio de uma tela de aviso no momento da tentativa de executar ao algoritmo.
Esquecer de delimitar a estrutura de seleção também é um erro muito comum. Em Portugol essa delimitação se dá por meio da palavra reservada “Fimse”.
Cuidado também para não acentuar as palavras reservadas “entao” e “senao”. Este erro muito comum ocorre justamente por estarmos escrevendo em português, é quase automático.
MENTALIDADE DE PROGRAMADOR
Erros em programação são absolutamente normais, mesmo programadores experientes cometem erros. Mas neste ponto específico, a diferença entre eles, para você que está começando é forma como um programador já experimentado se comporta diante de um erro.
Não há motivos para desespero, ou às vezes até exista mesmo, brincadeiras à parte. Obviamente erros graves como aqueles que comprometem a integridade de um banco de dados, por exemplo, são realmente de fazer perder o sono. Porém, como desespero nunca resolveu problema, o primeiro passo é manter a calma.
Em primeiro lugar, a calma é importante para que seja possível visualizar o quadro geral, determinar a gravidade do problema e providenciar uma solução. Além disso, é também por este motivo que venho ao longo dos tutorias insistindo para que você desenvolva uma mentalidade de programador.
Consequentemente desenvolver uma mentalidade de programador é muito mais do que estar apto para solucionar problemas, e/ou criar soluções. É também ser analítico, curioso e sedento por conhecimento. É estar preparado para que em momentos críticos, seja capaz de manter a calma. É ser forte para não se desestruturar sob pressão.
EM POUCAS PALAVRAS
Dando continuidade aos estudos sobre o Visualg, aprendemos mais um pouco sobre a ferramenta e sobre como escrever pseudocódigos e executá-los na ferramenta. De um modo bem simples, começamos a aplicar o conhecimento adquirido até o momento.
Começamos nossa aplicação com as estruturas de seleção if…else, em Portugol, se…senao. Conversamos um pouco sobre erros e sobre porquê você deve desenvolver uma sólida mentalidade de programador.
E de degrau em degrau vamos subindo em nossa escala da evolução. Todos os dias aprendendo algo novo, um conteúdo agregador ao conhecimento que você já tem. E como não canso de repetir, pratique o que aprendeu, esteja atento, esteja presente.
DOWNLOADS
Para o download do VISUALG 3.0 vá ao site oficial Visualg ou no Sourceforge. Se você é usuário do Linux, poderá usar o Visualg por meio dos emuladores Wine ou PlayOnLinux ou usar o Portugol Studio direto no Linux
Aprenda mais sobre a lógica com Java.
Curso de programação para você
Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo.
🙂
Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte.
Full-Stack Web Java EE
Mais de 900 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.
Lógica de Programação
Para se tornar um programador e resolver problemas complexos a sua lógica de programação deve ser a melhor de todas..