Olá desenvolvedores, hoje iremos falar sobre o que é e a importância do versionamento de código bem como apresentaremos algumas ferramentas de versionamento. A ideia aqui é mostrar para você que trabalha com programação seja em um ambiente de empresa seja Home Office as principais vantagens dessas ferramentas.
Versionar os projetos são de extrema importância, visto que esta prática garante que você tenha todo o histórico de alterações. É muito útil para situações em que seja necessário reverter algumas dessas alterações. Ou ainda quando algum bug surgiu ou ainda com alguma atualização.
E para que compreenda a importância dessas ferramentas e do versionamento de código, um artigo da revista Java Magazine, afirma que “um software de controle de versões é um componente obrigatório para qualquer projeto de desenvolvimento sério”.
OBJETIVOS COMUNS
Entre os objetivos comuns de toda ferramenta de controle de versão de código podemos destacar cinco. Elas servem de repositório de código, todas as alterações realizadas são enviadas para este repositório. O repositório é um local seguro de armazenamento, como o GitHub por exemplo.
Outro importante ponto é que elas permitem a UNIÃO DO CÓDIGO FEITO PELA EQUIPE de programadores. Cada programador pode atuar em diferentes partes do projeto, e ao final do dia cada um enviar a parte em que trabalhou para o repositório promovendo a sincronização entre os membros da equipe.
Grosso modo podemos dizer que estas ferramentas servem também como uma forma de fazer BACKUP. Uma vez que o código fica armazenado no repositório.
Não importa em qual linguagem você programa ou qual ferramenta utilize, sempre precisará utilizar VERSIONAMENTO DE CÓDIGO.
O HISTÓRICO DE MUDANÇAS, permite a visualização de tudo o que foi feito e quem o fez. Assim também possibilita que possamos reverter alguma alteração, que por exemplo, pode ter ocasionado um bug.
FERRAMENTAS DE CONTROLE DE VERSÃO
O CVS embora não seja único, é um dos mais antigos softwares de versão de código. Com ele vários desenvolvedores podem trabalhar simultaneamente no mesmo módulo. Ele também cuida de integrar as modificações ou de indicar onde as modificações entram em conflito. Mas atualmente não é muito comum encontrar quem ainda o utiliza.
O SUBVERSION, ou SVN como também é conhecido foi desenhado para ser o substituto do CVS. É ainda muito utilizado. Eu o utilizo no meu dia a dia, visto que ele atende ao meu objetivo, que é manter o meu código resguardado em um repositório online e se integra com o Eclipse.
GIT
E a estrela da vez é o GitHub com sua comunidade cada vez maior, existe cursos e um vasto marial sobre ele online. Na verdade, o sistema de controle de versões é o Git, um software open-source projetado e desenvolvido por Linus Torvalds, o desenvolvedor do Kernel do Linux.
O GitHub é a plataforma onde podemos hospedar os projetos, é quem provêm hospedagem gratuita de código fonte para o repositório Git. Este tem a premissa de, como todo software de versionamento, gerenciar as alterações realizadas sobre o código. Assim, criando um histórico de alterações no código do projeto, o que permite facilmente voltar para qualquer ponto para saber como o código estava em determinada data.
E ainda, o git possui ferramentas de resolução de conflito o que permite resolver a questão quando um mesmo arquivo é editado por mais de uma pessoa em diferentes pontos.
EM POUCAS PALAVRAS
Ferramentas de versionamento de código possuem inúmeros recursos, existe, por exemplo, livros que tratam somente sobre o Git. E se você quer se destacar e não perder oportunidades, dedique um tempo a aprender, se você é aluno do Curso de Formação Java Web, não se preocupe, este tema será abordado e ensinarei a vocês a utilizar o Subversion.