Olá desenvolvedores, neste tutorial iremos trabalhar om as validações em campos de entrada de texto. Trata-se de importantes ajustes que estamos fazendo em nossa aplicação. Depois de toda a implementação tanto no front quanto no back-end é importante fazer não somente esses ajustes, mas também proceder com a refatoração do código.
A título de curiosidade, refatorar um código implica no processo de modificar um sistema para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo. Mas hoje, nos concentraremos apenas em validações dos campos de entrada de texto.
E por que o que iremos fazer não é refatoração? Porque não alteraremos a estrutura interna do código. Mas o contexto de promover melhorias no código é o mesmo.
VALIDAÇÕES
E que validações seriam essas? Como exemplo, consideremos o componente h:inputText referente ao campo “nome”. Neste campo não há nenhum atributo de validação, como informar se o campo é obrigatório, ou se existe um limite para o número de caracteres. Enfim, o usuário está livre para fazer o que quiser ou não fazer nada.
Como programadores, esta é uma questão que também temos que nos preocupar, forçar o preenchimento correto, no entanto, sem deixar a aplicação “amarrada demais”. Existem informações que precisarão ser manipuladas e dessa forma é fundamental que estejam no formato correto.
Imagine se você precisa receber um dado para efetuar um cálculo e o usuário entra com uma letra? São casos assim que temos a obrigação de agir preventivamente. Assim sendo, tornaremos o campo de nome obrigatório, com o required=“true”, significa que sem este dado o formulário não será salvo. E não apenas, com o atributo requiredMessage, podemos solicitar ao usuário para informar o nome caso ele não o faça.
Poderemos ainda, usando o f:validateLength determinar a quantidade mínima e máxima de caracteres que podem ser informados. Assim, com o validatorMessage orientar o usuário caso ele não respeite estes requisitos. Para usar o f:validateLength é preciso inserir o fechamento da tag input </h:inputText>.
EM POUCAS PALAVRAS
Os ajustes que promovemos hoje poderão ser replicados nos demais campos da aplicação, respeitando, claro, a finalidade do campo. E com o que foi mostrado neste tutorial, você pode notar o que representa a facilitação do framework JSF – JavaServer Faces, validações podem ser implementadas sem quaisquer complexidades.