Olá desenvolvedores, hoje iremos trabalhar a validação de campos obrigatórios em um formulário, o que servirá também para qualquer outro tipo de cadastro. Essa validação entre outros benefícios trará consistência ao sistema.

Se não inserirmos nenhum dado e clicarmos em salvar, o nosso sistema irá salvar estes campos vazios, exceto, se tivermos campos vazios na base de dados. Neste caso retornará a mensagem “usuário já existe com o mesmo login”. Então iremos fazer uma validação informando que é obrigatório a inserção dos dados.

Esta validação tanto poderá ser feita do lado do cliente com JavaScript como do lado do servidor, com Java. Recomendo fazer tanto em JavaScript como em Java. E assim sendo, começaremos pelo back-end. Mas antes vamos analisar, quando tentamos salvar um formulário com os campos em branco, nossa aplicação faz toda a validação, usando recursos poderosos de processamento sem necessidade. Desse modo, se nada foi informado, não motivos para tentar uma validação.

VALIDAÇÃO PELO BACK-END

Então, esta validação será feita na servlet usuário.java. Assim se login for igual a null ou vazio, o objeto de mensagem exibirá uma mensagem na tela. E a variável podeInserir, declarada como true, receberá um false, assim, a mensagem de atenção será exibida e os dados inseridos serão preservados, para que o usuário entre apenas com os dados não preenchidos.

E se não entrar na validação, ou seja, será preciso colocar um “else” antecedendo o if” do código abaixo para permitir a continuação do fluxo de processamento.

Agora inicie e servidor e teste, ao clicar em salvar, nenhum novo registro deverá ser inserido no sistema.

Enfim, agora precisamos repetir o procedimento para senha, nome e telefone do usuário, ou somente para os dados que você considera obrigatórios. Veja exemplificado abaixo o código de validação de campos obrigatórios.

EM POUCAS PALAVRAS

Mais uma melhoria foi implementada em nosso cadastro. No entanto, após os desafios o código sofreu algumas alterações, se por algum motivo você não implementou ou não concluiu o desafio, faça o download do código fonte disponível na aula em que o desafio é proposto, e confira, estude-o e compare com o seu. É importante para que possa compreender todas as mudanças que ocorreram até aqui e assim poderemos estar todos na mesma página. Eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.