Olá desenvolvedores, neste tutorial daremos os primeiros passos para transformar o registro de uma pessoa em registro de um usuário do sistema. Para isso serão necessárias algumas poucas alterações no formuláro que já temos implementado.

Desse modo, começaremos pelas mais simples que é a alteração no title da página. No h:head, coloque “Cadastro de usuário”. Poderemos também remover o h1, onde dizemos “olá” ao usuário. No h:facet da tabela que lista todos os registros, altere para “Lista de usuários cadastrados”.

IMPLEMENTANDO LOGIN E SENHA

E se estamos transformando um cadastro de pessoas em cadastro de login e senha, então precisaremos desses atributos na Entidade pessoa. Lembrando sempre de gerar os métodos Getters and Setters… para estes atributos, para que assim possamos atribuir e resgatar valores.

private String login;
private String senha;

Na parte final do formulário na primeirapagina.xhtml criaremos os campos de login e senha. O campo de login é um h:inputText tal como já implementado muitas outras vezes. No entanto, o campo de senha deverá ser um componente h:inputSecret, que irá renderizar um elemento de entrada HTML do tipo “senha”.

CRIANDO PERFIL DO USUÁRIO

Para deixar ainda melhor este cadastro de usuário, poderemos implementar um perfil para cada usuário. Neste perfil será informado se o usuário em questão é administrador do sistema, e portanto, goza de todos os privilégios, ou se é um usuário com privilégios restritos.

Este tipo de implementação é importante porque a partir dela poderemos, com ojá mecionado, determinar os privilégios que cada tipo de usuário terá no sistema. O primeiro passo é estabelecer na Entidade Pessoa o atributo perfilUser. Gere também para este atributo os métodos Getters and Setters.

private String perfilUser;

Na primeirapagina.xhtml utilizaremos para esta implementação o componente h:selectOneMenu que renderiza um elemento de entrada HTML do tipo “select”. Isto é, com este componente poderemos implementar opções de escolha para o usuário.

EM POUCAS PALAVRAS

Você pode criar quantos perfis desejar, e para cada um desses perfis um tipo de acesso com mais ou menos privilégios será relacionado. E lógico, com o JPAJava Persistence API, os campos na tabela na base de dados serão criados automaticamente, e certamente neste momento você já pode constatar o quão livre você está para se concentrar apenas nas regras de negócio da sua aplicação.