O subversion é um sistema de controle de versão de código aberto que surgiu para substituir o CVS com o objetivo de suprir as limitações deste. E mesmo com o surgimento do Git/Github, o subversion ou SVN como também é conhecido continua ser amplamente utilizado tanto no universo de código aberto quanto no mundo corporativo.
Assim, se você seguindo minha orientação adquiriu o plano Business JVM privado da MochaHost, você poderá junto comigo criar a sua conta no sistema de versão subversion.
CRIANDO USUÁRIO
Estando logado no CPanel da hospedagem, na seção de permissões clique em SVN.
Seremos redirecionados para a página de criação de usuário e senha. É com estes dados de acesso que nos conectaremos na IDE Eclipse. É importante ressaltar que este usuário e senha deverão ser diferentes dos dados utilizados para acessar a hospedagem.
No processo de criação dos dados de acesso você deverá selecionar os privilégios que deseja ter, selecione os dois, privilégio de leitura (read) e escrita (Write). No caso de uma equipe, é possível conceder diferentes privilégios para cada um, como apenas o privilégio de leitura, por exemplo. Finalizada a inserção dos dados, clique em “Criar Usuário”.
Se os dados foram inseridos com sucesso uma mensagem semelhante à mostrada abaixo será exibida para você.
Clique em “Voltar”, na tela “Subversion managment” uma tabela que lista os usuários e as permissões é exibida.
Além das informações de usuário e permissões, em “Subversion managment”, poderemos acessar o “BrowseSVN Repository” que é o local onde visualizaremos todos os projetos que forem enviados para o Subservion. E não apenas isso, esta página traz ainda a URL – Uniform Resource Locator, de acesso.
Utilizaremos esta URL, o usuário e senha criados para estabelecer a conexão com o Eclipse.
ACESSANDO REPOSITÓRIO
Clique em “Browse SVN Repository”, para acessarmos o repositório. Observe que você deverá entrar com a senha referente ao usuário da hospedagem. O usuário e senha que acabamos de criar é apenas para a conexão com o Eclipse. Assim, entre com a senha de acesso da hospedagem e “Prossiga com a solicitação atual”. Veja que o projeto que você “subiu” para a hospedagem já aparece listado.
Clicando sobre o projeto, todos os projetos ligados a ele serão listados também, ou seja, tudo que esteja diretamente ligado ao projeto em questão.
EM POUCAS PALAVRAS
Nesta seção você terá alguns recursos a disposição como por exemplo, a verificação do Log e alterações, e visualização do histórico. Mas a principal função é o armazenamento do código e suas versões.