Olá desenvolvedores, ainda falando sobre o Subversion, neste tutorial aprenderemos como realizar uma série de funções importantes. O conteúdo deste tutorial será importante para você durante todo o curso de Formação Java Web.

ALTERANDO O CÓDIGO

Uma das ideias por trás de um sistema de versionamento de código é, entre tantas possibilidades, manter em um ambiente seguro várias versões do seu código. E assim poder recuperar a versão deseja a qualquer tempo.

Desse modo, após enviar uma versão do sistema para o Subversion, a equipe continuará a trabalhar sobre ele, modificações serão realizadas constantemente. Uma vez que seu código foi versionado, após qualquer alteração ele é sinalizado com um asterisco, que é o que indica que houve uma alteração após a última versão enviada para o repositório.

REVERTENDO A ALTERAÇÃO

Sempre no contexto de um projeto já enviado para o repositório Subversion, suponha que você tenha realizado alguma alteração em uma dada classe. Se a janela de implementação da classe ainda estiver aberta, mesmo após salvar você pode com um CTRL + Z reverter a alteração realizada. Mas após fechar a janela esta combinação de teclas não é mais uma opção.

E aqui reside uma das grandes vantagens de se utilizar um sistema de versionamento de código, como já alardeado algumas vezes, a possibilidade de resgatar uma dada versão do código. Assim sendo, clique com o botão direito sobre a classe que sofreu alteração e cujo estado anterior deseja restaurar. Escolha a opção Team >> Revert >> OK.

COMMITANDO O CÓDIGO

O cenário agora é, um bug foi encontrado no código, mas poderia ser a implementação de uma nova funcionalidade ou de uma classe. Enfim, a questão é que você precisa agora enviar esta correção para o repositório.

Selecione o pacote ou a classe que você deseja enviar para o repositório >> Team >> Commit… Na tela que irá abrir é mostrado, neste caso, a classe que foi alterada. Escreva uma descrição que terá o objetivo de situar a equipe ou você mesmo quanto ao que foi alterado na classe ou o motivo de uma nova implementação.

COMPARANDO CÓDIGO

O Subversion nos dá a opção de realizar a comparação entre as versões do código. Assim se quisermos visualizar as alterações e efetuar uma comparação basta selecionar, novamente, ou projeto, o pacote ou a classe. No caso do nosso exemplo, selecionaremos a classe clicando com o botão direito do mouse sobre ela >> Team >> Show History. No próprio Eclipse poderemos visualizar as duas versões da nossa classe.

Selecione um dos códigos clicando com o botão direito do mouse sobre ele >> Compare. E no caso de existir mais de uma “Revision” escolha a versão com a qual deseja comparar. Neste caso como temos apenas duas compararemos uma com a outra.

Clique em “Ok” e aguarde a finalização do processo de comparação. Após o processamento será mostrado exatamente onde a alteração ocorreu. Aqui como foi apenas uma linha de código a título de exemplo, é uma comparação fácil.

EM POUCAS PALAVRAS

Este é um conhecimento importante não somente para as próximas aulas do curso, mas especialmente para a sua carreira. Então estude pratique, veja na prática como funciona com uma pasta ou com todo o projeto.