Olá desenvolvedores, que tal aprender hoje sobre sintaxe e semântica na linguagem Java? Os substantivos femininos sintaxe e semântica são dois “amigos” inseparáveis em programação, o primeiro fala da forma, enquanto que a semântica refere-se ao conteúdo. Assim sendo, projetar um software é lidar com essas duas, digamos, condições, o tempo todo.
VÍDEO AULA – SINTAXE NA LINGUAGEM JAVA.
De fato aprendemos na escola que sintaxe é a parte da gramática que trata das funções das palavras em uma frase e das relações estabelecidas entre elas.
Mas em programação, entendemos sintaxe como um conjunto de normas que regulam e coordenam a forma como escrevemos códigos, considerando o uso das palavras reservadas, comandos e convenções. Ainda parece um conceito distante para você? Vamos direto ao ponto.
SINTAXE EM JAVA
Temos então que em uma linguagem de programação, sintaxe corresponde as regras de escrita dos comandos de texto para que os termos da linguagem sejam corretamente interpretados pelo computador e consequentemente executados.
Assim, o estudo da sintaxe está contido no contexto da disciplina de Engenharia de Software, e, considerando este cenário, ponderamos então estender o conceito de sintaxe para além da codificação de softwares, visto que as mesmas regras, restrições e preceitos se aplicam por exemplo, a modelagem, como no levantamento de requisitos, casos de uso e diagramas.
Para ilustrar, vamos criar um exemplo que evidencia a sintaxe como um conjunto de regras que validam ou não determinado termo. E para este exemplo usaremos a instrução que exibirá na tela uma janela para que o usuário informe seu nome.
Observe que a própria IDE – Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado, acusa a existência de um erro e sugere a correção.
Desse modo reforçamos a premissa de que mesmo o mínimo equívoco, como um “P” que deveria estar em maiúsculo e foi escrito com letra minúscula resulta em um erro que é imediatamente acusado, são os chamados “erros de sintaxe”.
Por outro lado, quando a notação é escrita corretamente, isto é, quando a estrutura está de acordo com as regras gramaticais da linguagem, a mesma é aceita de pronto.
Em um outro tutorial falamos das palavras reservadas que são aquelas palavras que estão reservadas ao uso da gramática da própria linguagem. Exemplificando desse modo que estas palavras fazem parte do vocabulário de expressões regulares da programação, isto é, são usuais a todos os programadores de determinada linguagem.
Tais expressões regulares, também denominadas simplesmente de “termos comuns” não se restringem tão somente as palavras reservadas. Assim sendo, são também denominados termos comuns, os identificadores que por convenção respeitam certas normas, como por exemplo, as constantes, as variáveis e símbolos próprios da linguagem.
Agora que você já sabe a importância da forma da linguagem em um projeto de software, e como esta forma se relaciona com o código-fonte influenciando de forma crucial no resultado que queremos obter, vamos então tratar do conteúdo. Até porque, um não pode existir sem o outro.
Veja este exemplo de sintaxe da condição diferente em distintas linguagens de programação.
SEMÂNTICA EM JAVA
Grosso modo falamos que se a sintaxe é a forma, a semântica é o conteúdo com o qual uma forma foi atribuída – sintaxe e semântica, conteúdo e forma. E embora esta definição não esteja incorreta, podemos com exatidão definir semântica como sendo a parte da linguística que se dedica ao estudo do significado das palavras.
VÍDEO AULA – SEMÂNTICA NA LINGUAGEM JAVA.
A Wikipédia define a semântica em programação, como sendo complementar à sintaxe de programas de computador, e que ela se preocupa em descrever as estruturas de uma linguagem de programação. Ou seja, é um conceito que está diretamente ligado a sequência de símbolos válidos que constituem estruturas sintáticas, define a profª Gláucya Carneiro Boechat.
Em seus primeiros contatos com a programação é mais comum aos iniciantes errar na sintaxe, porém, não muito distante seguindo bem de perto estão os erros de semântica. Entenda, semântica é escrever o código dentro de uma estrutura correta para que a execução sequencial do código, isto é, para que o fluxo de execução, caminhe para o resultado final esperado.
Assim, para ilustrar o conceito de semântica, vamos criar um exemplo bem simples, que apenas incrementa um contador até 10.
No primeiro exemplo ao final do processamento a variável “cont” que foi inicializada com “0”, estará com o valor “10” armazenado, portanto, se colocarmos a instrução print dentro da estrutura do laço de repetição for, vamos imprimir no console todos os números de 1 a 10.
Contudo, no próximo exemplo observe que a variável “cont” está sendo incrementada fora da estrutura do for, o que leva a um erro de fluxo, visto que a sequência de execução não ocorrerá como é esperado, assim como estão errados também a estrutura do laço de repetição, e a lógica.
Porém, na medida em que evolui na aprendizagem da lógica de programação, menos você incorre neste tipo de erro que consequentemente implica em um erro de semântica. Aliás, a fórmula é simples, mais dedicação é igual a menos erros de sintaxe e semântica. Não tem atalhos, não tem segredo, quanto mais você estudar, quanto mais você dominar a base e for gradativamente evoluindo, menos erros de semântica e sintaxe irão ocorrer.
SINTAXE E SEMÂNTICA EM POUCAS PALAVRAS
Embora sejam simples e de fácil entendimento os fundamentos de sintaxe e semântica, quer estejam atribuídos a linguagem Java ou a outra linguagem, não importa, eles devem ser bem apreendidos e assimilados, e uma forma de chegar a este entendimento é iniciando os estudos com uma base forte em lógica de programação.
Enfim, espero que tenha gostado de aprender um pouco mais sobre os conceitos de sintaxe e semântica, mas acima de tudo que tenha percebido que quanto mais se dedicarem em seus estudos, menos incorrerão em erros de natureza semântica ou de sintaxe.
Aprenda mais sobre a lógica com Java.
Curso de programação para você
Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo.
🙂
Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte.
Full-Stack Web Java EE
Mais de 900 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.
Lógica de Programação
Para se tornar um programador e resolver problemas complexos a sua lógica de programação deve ser a melhor de todas..