Olá desenvolvedores, hoje falaremos sobre o modelo mental de estudos em REST e RESTful. Até aqui já falamos sobre o modelo mental para aprender JSP, Spring MVC, JSF, hibernate, PrimeFaces, banco de dados e fundamentos da web.
A arquitetura REST – Representational state transfer (transferência de estado representacional), é uma arquitetura de software que explora os protocolos web, permitindo dessa forma que as aplicações se comuniquem. E o RESTful é normalmente utilizado quando nos referimos a implementação de web services que utilizam a arquitetura REST. E também por isso, falamos que o RESTful é orientado a serviços.
REST vs RESTFUL
Entenda, REST é o conjunto de princípios e regras de uma arquitetura de software. RESTful é a capacidade de determinado sistema de implementar, isto é, de aplicar os princípios da arquitetura REST. Em suma, são chamados de RESTful sistemas que utilizam princípios da arquitetura REST.
Assim, quando por exemplo desenvolvemos um cadastro em RESTful, ele pode, do lado do servidor ser acessado por qualquer outro sistema. E isso, porque ele retorna um JSON – JavaScript Object Notation – objeto estruturado em forma de texto. Ou ainda, porque a arquitetura REST explora protocolos web de forma a possibilitar que os web services se comuniquem.
RESTFUL E OS FRAMEWORKS
Então você quer desenvolver uma aplicação utilizando a arquitetura RESTful, é aí que o conhecimento faz a diferença. Você só será capaz de escolher os frameworks que melhor se integram a esta arquitetura, se você os conhecer. Você pode por exemplo, utilizar o Spring RESTful para que possa trafegar os dados entre o front-end e o back-end, mas para isso é necessário saber arquitetura e JSON.
No caso da arquitetura RESTful, você precisa saber bem HTML, CSS e JavaScript. Veja bem, você pegará um layout pronto, em Bootstrap, por exemplo, onde irá encaixar algum framework JavaScript, para então fazer as requisições RESTful do lado do servidor, para capturar os dados e exibir na tela.
É muito importante que você entenda que o RESTful é uma arquitetura e que isso significa que ele implementa recursos específicos. Neste caso recursos da arquitetura REST. Recursos estes que se integram a outros, então, você tem que conectar os frameworks, os scripts, o banco de dados, os conceitos de HTML para ter um sistema RESTful funcionando de forma plena.
RESTFUL E O BACK-AND
Orientação a objetos. Java puro. Ou você sabe ou não irá utilizar a arquitetura RESTful. E isso para que possa processar o JSON do lado do servidor e mandar para o front-end, onde ele será manipulado.
E voltamos aquela velha conversa circular, sem banco de dados, não existe um sistema relevante. Precisamos poder gravar os dados, atualizá-los, deletá-los, enfim, manipular os dados. E isso com, SQL e JDBC, ou Hibernate e JPA.
E Como iremos conectar todo o back-and com o front-end e trafegar o serviço RESTFul, conectar e manipular o JSON fazendo a aplicação funcionar? A partir dos conhecimentos extremamente necessários dos fundamentos da internet.
EM POUCAS PALAVRAS
Ao longo desses últimos artigos, e, independente do framework, além dos conhecimentos necessários e essenciais como HTML, CSS, JavaScript, SQL, JDBC, orientação a objetos, outro ponto ficou evidenciado. E este ponto é o motivo pelo qual demanda tempo se tornar um desenvolvedor Java Web. O caminho a ser percorrido precisa ser bem aprendido, os obstáculos precisam ser dominados cada um a seu tempo. Há muito o que aprender, mas a satisfação é o seu retorno garantido depois de tanta dedicação. Lembre-se sempre, “o trabalho devolve”. Eu fico por aqui, nos vemos no próximo tutorial.