Olá desenvolvedores, neste tutorial implementaremos uma Query que retornará uma soma. Mas que soma é esta? Você pode querer fazer a soma da idade de todas as pessoas que estão na base de dados e fazem parte de um dado grupo.
Estas operações em banco de dados são muito importantes, ou tem maior utilidade, por exemplo, para fins estatísticos e/ou quando se deseja mensurar algum dado. Desse modo implementaremos o método testeQueryIdade().
IMPLEMENTANDO O MÉTODO
No escopo do método, como não pode faltar, instanciaremos o DaoGeneric. Que é a classe DAO – Data Access Object, padrão para “gerenciar” toda a lógica de persistência de dados de uma aplicação. E também a classe por meio do qual obteremos o Entity Manager.
É por meio do Entity Manager que lemos e escrevemos em uma base de dados, cujas operações são encapsuladas em interfaces EntityManager do tipo EntityManagerFactory.
DaoGeneric <UsuarioPessoa> daoGeneric = new DaoGeneric<UsuarioPessoa>();
E neste caso o método retornará um Long. Normalmente o Long é um tipo de dados usado para conter números inteiros muito grandes. Ou ainda, de forma mais técnica podemos dizer sobre o Long que ele armazena cadeias de caracteres de longitude variável, podendo armazenar até 2 GB de informação.
Desse modo, o Long determinará um tipo de dado que chamará o daoGeneric que invocará a Entity Manager, para, usando o createQuery enviar uma instrução SQL – Standard Query Language direto para o banco de dados.
E assim, iremos selecionar todos os usuários e usando a função “sun” do banco de dados soma as idades de todos os usuários registrados, a interface getSingleResult() trará resultado.
A soma das idades de todos os usuários será exibida no console por meio da saída padrão System.out.
System.out.println(“A soma de todas as idades é: ” +somaIdade);
TESTANDO O MÉTODO
Para “rodar” o teste selecione o nome do método que deseja executar, clique com o botão direito do mouse sobre ele >> Rum As >> JUnit test. Se após a execução do método, nenhum erro foi apresentado no console, basta então conferir na base de dados se o registro foi de fato excluído.
EM POUCAS PALAVRAS
Com estes recursos podemos realizar diversas operações no banco de dados de acordo com a regra de negócio. E assim poder desenvolver aplicações cada vez mais complexas.