Olá desenvolvedores, neste tutorial sobre o PrimeFaces daremos início a uma série de tutoriais sobre essa biblioteca de componentes de interface de código aberto para ser utilizado no contexto do framework web MVC, JSF – JavaServer Faces, aliás, este foi desenvolvido baseado nas especificações do Java EE.

O PrimeFaces, foi criado pela PrimeTek na Turquia, e foi desenvolvido para ser aplicado na construção de sistemas corporativos complexos, ou sites simples. Ele traz vários componentes prontos que possibilita um aumento de produtividade a partir de um rápido desenvolvimento onde o programador poderá centralizar sua atenção na parte lógica.

Por possuir elementos de design responsivo, o PrimeFaces consegue ser exibido de forma correta na maioria dos dispositivos, inclusive trazendo elementos otimizados para toque. Mas a cereja do bolo são os seus mais de cem componentes absolutamente fáceis de usar.

Com os recursos que ele apresenta, se prepare para uma série de tutoriais onde iremos criar formulários, carregar dados em uma tabela, fazer operações de banco de dados. Sobre interfaces, criaremos layouts diferenciados, feedbacks para usuário de uma forma mais amigável do que podemos fazer com o JSF. Implementaremos ainda validação de campos obrigatórios, validação no lado do cliente. Poderemos utilizar o Ajax Framework, transformar componentes JSF em componentes PrimeFaces. Criar gráficos e muitos outras possibilidades.

Ele possui ainda, em sua versão paga modelos prontos, e mais, o Design de seus temas inclui infraestrutura também para SASS – syntactically awesome stylesheets. O SASS é uma linguagem de script interpretada ou compilada em CSS – Cascading Style Sheets.

MELHORIAS DO PRIMEFACES

Desde a data de seu lançamento em 2009, e por ter uma comunidade forte e ativa o PrimeFaces vem ao longo desse tempo implementando uma série de melhorias. Só para citar algumas, temos o componente de carrossel, Dashboard, ProgressBar, MenuButton, Focus e ContextMenu, API de gráficos, diagramas e muito, mas muito mais.

EM POUCAS PALAVRAS

O PrimeFaces é uma biblioteca realmente muito poderosa e que vai elevar suas aplicações a um outro nível. No entanto, antes de começar um projeto é importante que você considere as suas opções para não ter que mudar durante o desenvolvimento. Em outras palavras, se começar a desenvolver usando o PrimeFaces, então vá com ele até o final, mas se optar pelo JSF, desenvolva apenas com o JSF.

Sim, eu sei que é possível mudar no meio do caminho, no entanto, porque incorrer em bugs e perda de tempo, de forma literal, se você pode antes, projetar as necessidades da solução que irá desenvolver.