Olá desenvolvedores, com o formulário desenvolvido com o PrimeFaces devidamente implementado, poderemos agora aprender como salvar os dados. Se você não viu o tutorial “PRIMEFACES: CRIANDO FORMULÁRIO”, basta clicar aqui para ser redirecionado.

O PrimeFaces, é uma biblioteca de componentes de interface de usuário que nos permite desde a criação de sites simples, a implementação de sistemas complexos. Os seus inúmeros componentes prontos é o que possibilita que o programador se concentre nas regras de negócio da aplicação.

Outra importante característica do PrimeFaces é que seus componentes são responsivos e se adaptam bem a maioria dos dispositivos. Eles são absolutamente fáceis de usar, principalmente se você compreende bem o JSF – JavaServer Faces. E é isso que veremos neste tutorial.

SALVANDO DADOS COM PRIMEFACES

O primeiro passo será adicionar um botão de salvar ao formulário que implementamos no tutorial de criação de formulário. Inseriremos o botão de salvar logo abaixo da estrutura do p:panelGrid. Para uma melhor experiência do usuário é interessante que adicionar um espaço entre o formulário e os botões, dessa forma antes dos botões coloque duas tags <br>. Cada tag <br> promove uma quebra de linha.

O botão será implementado com o componente de ação p:commandButton que tem o objetivo de processar o formulário e invocar algum método, neste caso o método salvar(). Para garantir o correto funcionamento do botão, isto é, o envio do formulário para o lado do servidor, declare o atributo ajax como false.

INSTANCIANDO UM NOVO OBJETO

Do mesmo modo, a implementação do botão novo seguirá os mesmos princípios do botão salvar. Implementaremos o componente de ação p:commandButton que dessa vez instanciará um novo objeto, invocando para assim, o método novo().

EM POUCAS PALAVRAS

A vantagem de usar o PrimeFaces é que seus componentes são bem mais estilizados que os componentes do JSF. Mas podemos melhorá-los ainda mais reescrevendo dentro do próprio CSS colocando o !important para sobrescrever o padrão do PrimeFaces. Para isso basta acessar o site e clicar no link da versão que está utilizando para ter acesso a documentação correspondente.