Olá desenvolvedores, neste tutorial trarei uma dica rápida de validação de campos obrigatórios ou de campos com o PrimeFaces que é uma poderosa biblioteca de componentes para UI – User Interface (Interface de usuários). Trata-se de uma biblioteca utilizada em conjunto com o framework MVC (Model-View-Controller), JSF – JavaServer Faces.

Frameworks e bibliotecas cumprem a missão de facilitar a vida do desenvolvedor permitindo que ele canalize a maior parte da sua atenção na implementação das regras de negócio. E não apenas, ao facilitar o desenvolvimento de interfaces, o JSF e o PrimeFaces possibilitam um considerável aumento de produtividade no desenvolvimento de sistemas.

Outro importante ponto que vem sendo discutido ao longo de alguns tutoriais é a importância de agregar as soluções que desenvolvemos elementos que promovam a usabilidade e acessibilidade. E quando podemos lançar mão de recursos que facilitam estes processos, nos tornamos menos propensos a negligenciá-los.

E tal como o label, o placeholder e o feedback a validação de campos obrigatórios é igualmente importante. Como reforçado no tutorial “PRIMEFACES: FEEDBACK PARA O USUÁRIO”, não podemos permitir que um formulário seja submetido sem que os campos cujos dados são importantes não sejam preenchidos. Nosso sistema deve pegar o usuário pelas mãos e guiá-lo, mas sem que ele perceba que o estamos fazendo.

VALIDANDO CAMPOS OBRIGATÓRIOS

Para validarmos os campos, na página referente a tela, primefaces.xhtml no campo que deseja que seja obrigatório, como por exemplo, o campo de nome, p:inputText adicione o atributo required, cujo valor deverá ser true.

E claro, caso o usuário não preencha o campo determinado como sendo obrigatório, uma mensagem deverá ser exibida para ele. A mensagem será exibida por meio do atributo requiredMessage. Assim, o formulário não será enviado sem que o nome seja informado. Proceda da mesma forma com todos os campos que deseja que sejam obrigatórios.

Existem alguns símbolos universais que dão as pessoas uma dica de como elas devem se comportar. E dentro do nosso contexto, é comum e de conhecimento geral informar que o preenchimento de um dado campo é obrigatório por meio de um asterisco junto ao rótulo (label) do campo em questão.

EM POUCAS PALAVRAS

É interessante observar que alguns elementos embora visíveis para o usuário, quando implementados passam despercebidos por ele, no entanto, a ausência desses elementos podem dificultar a interação dos usuários com a sua aplicação e levar a um consequente abandono.

Ou ainda, se não atentarmos para os detalhes, podemos criar uma solução falha que em dados aspectos, embora implemente as regras de negócios, falhe em validá-las de forma correta, podendo acarretar, inclusive, uma inconsistência na base de dados.