Olá programador, tudo ótimo com você? Aqui é o Alex do Formação Java Web.
PHP ou Java, faça algumas perguntas para você mesmo.
1 – Qual linguagem é possível entrar no servidor e alterar o código-fonte e destruir tudo, mesmo sendo um iniciante?
O PHP.
2 – Qual linguagem tem o código compilado, não permite alteração, é gerado bytecodes ilegíveis para humanos e somente pode ser alterado pela equipe dona do projeto?
O Java
3 – Qual linguagens tem maior capacidade e gerência de dados exatos?
O Java
4 – Qual linguagem tem extrema segurança do código hospedado, compilado e camuflado?
O Java
5 – Qual Linguagem exige que a equipe seja colaborativa, organizada, desenvolva de forma organizada?
O Java
6 – Qual linguagem obriga ao Dev a seguir padrões facilitando a manutenção, escalabilidade e implementações?
O Java
7 – Qual linguagem mais usada por sistema de segurança do governo, policia, FBI, exercito, banco, transportadoras, empresas de portes grandes.
O Java
8 – Qual linguagem existe a maior quantidade de bibliotecas e frameworks maduros com documentação para resolver os problemas mais complexos?
O Java
9 – Qual Linguagem tem a maior capacidade e poder multiplataforma?
O Java
10 – Qual linguagem está presente em todas as plataformas, mobile, desktop, embarcados, web, cloud, ciência de dados, inteligência artificial?
Java.
11 – Qual linguagem tem grande quantidade de freelancer e mão de obra mais barata e fácil de contratar?
O PHP
12 – Qual linguagem tem hospedagem mais baratas?
O PHP
13 – Qual linguagem é possível criar blog e site na base do arrasta e solta e por isso é utilizado por criadores de sites e portais e grande quantidade?
O PHP
14 – Qual linguagem irá me dar mais oportunidades em empresas de porte grande onde meu salário será maior?
O Java
Qual a diferença entre estas linguagens?
Originalmente o PHP não suportava orientação a objetos e não possuía uma ferramenta de desenvolvimento (IDE) tão consolidada no mercado. À partir do PHP 5.3, seu suporte À OO (Orientação a Objetos) melhorou muito e algumas IDEs surgiram para apoiar o desenvolvimento PHP. Do outro lado, o Java sempre foi definido por sua natureza Orientada a Objetos, e suas fantásticas IDEs, como Eclipse e Netbeans.
A maioria dos programadores acha o PHP fácil pois ele suporta tanto o desenvolvimento procedural quanto o orientado a objetos e o desenvolvimento procedural é muito mais fácil de se aprender (valendo um ipad imaginário para quem me convencer do contrário!). Quem está ingressando no mundo da programação na maioria das vezes tem
dificuldades para entender a orientação a objetos, e também a arquitetura MVC, sendo assim, é muito mais fácil criar uma página que faça uma consulta SQL em um banco de dados e apresente a informação com o código todo junto, principalmente se estiver desenvolvendo sozinho.
Óbvio que dá para fazer a mesma coisa com Java, mas acontece que por ele ter um principio diferente. Geralmente, estamos acostumados à fazer bom uso da linguagem, principalmente pelo fato do Java ser utilizado em ambiente corporativo, somos obrigados a utilizar os conceitos de um desenvolvimento mais estruturado em camadas, reaproveitando o serviço e obrigado que todos entendam o que está sendo feito. Deixo claro, mais uma vez, que pode ser feito bem errado no Java também, dependendo da
situação e da forma que for utilizado.
No passado, a utilização de Java ou PHP seria tomada de acordo com o tamanho da equipe de desenvolvimento. Se fosse pequena, a escolha seria o PHP por se obter um desenvolvimento mais rápido e programar da forma que achasse melhor. Se a equipe fosse grande e exigisse um ambiente mais “colaborativo”, com padrões de
desenvolvimento, então o Java seria a melhor escolha.
Uma das discussões mais acirradas gira em torno de duas linguagens. A grande questão é: PHP ou Java?
Existe muito debate sobre qual linguagem é melhor, qual tem o melhor desempenho, qual é mais bonita, a mais cheirosa e por aí vai.
Ambas possuem suas vantagens e desvantagens, mas alguma pessoas acabam comprando essa “briga” ao tentar convencer as outras pessoas de que a linguagem que escolheu é a melhor.
Vou explicar, de forma resumida, como cada uma das duas linguagens funcionam e quais principais pontos a serem levados em consideração.
PHP
O PHP foi criado por Rasmus Lerdorf em 1994 e teve seu código fonte liberado em 1995.
Desde o início da sua história, a linguagem teve o foco no desenvolvimento Web, sendo utilizado no desenvolvimento de sites, e-commerce e sistemas online.
O WordPress é uma plataforma muito utilizada para criação de sites de notícias, blogs, e-commerce e portifólio.
Existem milhares de templates prontos para serem utilizados (alguns gratuitos). Também há a possibilidade de desenvolver seus próprios templates utilizando, advinha, PHP!
Quando o assunto é e-commerce, temos o Magento (um dos sistemas mais robustos que existe) e o Woocomerce (plataforma de vendas do WordPress).
Java
A Sun Microsystems, buscando por inovação tecnológica, iniciou em 1991 um projeto que visava conectar os computadores com equipamentos e eletrodomésticos.
O projeto foi concluído em 1992 e chamado de “Star Seven”, posteriormente batizado de Oak (que quer dizer Carvalho). Mas foi descartado pela empresa poucos meses depois por conta da inviabilidade que existia na época.
James Gosling, um dos mentores do projeto Star Seven, ficou incumbido de adaptar a tecnologia desenvolvida para a internet. Assim, em 1995, nasceu o Java!
PHP ou Java: qual delas eu devo escolher?
Se o seu intuito for trabalhar apenas com Web, desenvolvendo aplicações não muito robustas, eu recomendo o PHP.
Ah! Mas você mencionou grandes projetos realizados em PHP, por que eu deveria escolher ele para projetos menores? Não posso querer criar um concorrente do Facebook?
Sim, você pode querer criar grandes projetos com PHP. Mas a maioria dos projetos em que trabalhamos com PHP não são, nem de longe, tão robustos quanto o Magento, por exemplo.
Agora, se você quer desenvolver para Desktop, Web e Mobile, com certeza você deve escolher o Java!
Aprender a base do Java leva tempo, requer disciplina e dedicação. Mas vale muito a pena.
Independente da linguagem que você escolher, o mais importante é estudar muito, programar mais ainda e ser feliz. Ah e não esqueça de dar uma olhada desenvolvedor PHP e desenvolvedor java. Talvez você encontre algo que te interesse =).
Até a próxima!
Aprenda mais sobre a plataforma Java.
Curso de programação para você
Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo.
🙂
Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte.
Full-Stack Web Java EE
Mais de 900 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.
Full-Stack Web PHP
Domine as principais tecnologias do mercado e se torne Desenvolvedor Full-Stack PHP, com salários na faixa dos R$ 6.000,00.