Olá desenvolvedores, tudo bem com vocês? Com o tutorial de hoje, “permissão de acesso: simples validação”, chegamos ao último da série introdutória de orientação a objetos. Que longo caminho percorremos. Aprendemos desde o paradigma procedural vs o paradigma da orientação a objetos, até listas com HashMap.

E para fechar com chave de ouro, esta série introdutória. Sim, ainda temos muito o que aprender sobre orientação a objetos, e os próximos tutoriais prometem muito mais. Mas hoje, trabalharemos com o conceito de permissão de acesso. Utilizaremos um modelo simples para esta implementação.

O importante aqui é que você se atente para a lógica empregada para a construção do código. E imprescindível que você compreenda o porquê das escolhas, o porquê que cada trecho de código está naquele lugar. Só assim, você será capaz de fazer suas próprias implementações.

A ideia central do que vamos fazer, é criar uma simples validação para a execução do código. Em um sistema real, funcionaria do mesmo jeito. É preciso validar a autenticação do usuário para que ele tenha acesso ao interior do sistema, ou seja, para este – o sistema, siga com o processamento.

IMPLEMENTANDO A VALIDAÇÃO

Assim, considere o método principal, todo o bloco de código que faz parte do escopo do main. Este bloco só poderá ser executado se passar por uma validação de usuário e senha. Então logo abaixo do “cabeçalho” do método iremos solicitar ao usuário que entre com o seu login e senha.

Primeiramente solicite ao usuário que entre com seu login e senha, para isso utilize a janela gráfica do showInputDialog.

String login = JOptionPane.showInputDialog("LOGIN:");
String senha = JoptionPane.showInputDialog("SENHA:");

E na sequência, envolvendo todo o código abaixo, implementaremos uma condição. Assim, por meio da estrutura de decisão if, e recorrendo mais uma vez ao método equalsIgnoreCase compararemos se os dados informados. Verificaremos se usuário/login e senha são equivalentes aos que estão cadastrado no sistema.

Agora ao executarmos a classe, usuário e senha serão pedidos, como exemplifica a imagem abaixo:

A saída do nosso programa será normalmente como mostrada abaixo:

EM POUCAS PALAVRAS

Hoje aprendemos como dar permissão de acesso a um sistema. Toda a abordagem deste tutorial, bem como dos anteriores publicados até o momento possuem cunho didático. Assim, por este motivo, para os programadores experientes, as implementações abordadas até o momento podem parecer simples. E é importante que neste momento elas sejam, para que o aluno que está começando agora, consiga entender os conceitos da orientação à objetos!

Portanto, todo o conhecimento apresentado cumpre o objetivo de solidificar o conhecimento do programador iniciante na lógica de programação e na orientação a objetos. Dessa forma, com estes conhecimentos bem internalizados, estaremos no caminho para o desenvolvimento web com Java.