Olá desenvolvedores, hoje vamos falar sobre caracteres, os tipos char e String. O char faz parte dos tipos primitivos e representa caracteres unicode (0 a 216 -1 ou caractere entre aspas simples).
Já a classe String é tão importante em Java que os objetos da sua classe mereceram receber da linguagem um tratamento especial. A classe String está contida no pacote java.lang. E por ser uma classe, todo os objetos String também obedecem às mesmas regras de utilização dos objetos.
Como toda regra tem exceção, a classe String permite a criação de objetos sem o uso da palavra reservada new. Veja bem este exemplo, talvez com ele todo o conceito fique menos abstrato. Quando concatenamos Strings através do operador (+) um novo objeto String é criado na memória, este novo objeto carrega o resultado da concatenação.
Bora saber mais sobre os tipos char e String de caracteres, aliás, conceitos dos quais você estará em contato o tempo todo em Java.
TIPO CHAR DE CARACTERES
O tipo char representa uma letra ou caractere, e lembre-se, sempre entre aspas simples. Considere vaiável do tipo char sexoPessoa, cujos valores comumente passados são ‘F’ – feminino ou ‘M’ – masculino. Entretanto, por ser um tipo de dado que armazena apenas um caractere, isto é, uma letra, possui um baixo consumo de memória (16bits).
Arrays são um conceito um pouco mais avançado para o momento. Mas de forma resumida, podemos dizer que são estruturas de dados utilizadas para armazenar elementos de um mesmo tipo. Tais elementos podem ser primitivos ou objetos.
Assim sendo, atente-se para “elementos de um mesmo tipo”. Vamos usar essa estrutura do Array para uma rápida brincadeira. imprimiremos a palavra “Java”, cada caractere por vez.
Observe que utilizamos a instrução system.ou.print(), que deixa o cursor na mesma linha. Por isso conseguiremos imprimir, como mostra a saída do console, na imagem abaixo:
Como ficaria se utilizássemos System.out.println();? Deixo o desafio para você, implementar e descobrir.
TIPO STRING DE CARACTERES
Se com o tipo char armazenamos os valores de um caracter. A String, escrita com ‘S’ maiúsculo é utilizada para armazenar quantos caracteres forem necessários. Ela pode ser utilizada por exemplo, para armazenar de nomes a CPF’s.
Veja abaixo alguns dos principais métodos da classe String, alguns dos quais você usará no decorrer das nossas aulas.
- Boolean equals (String) – Compara duas Strings. Retorna true se forem iguais e false se forem diferentes.
- Boolean equalsIgnoreCase (String) – Compara duas Strings sem fazer distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Retorna true se forem iguais e false caso contrário.
- Int length() – Retorna o número de caracteres da String.
- String toString() – Retorna um objeto String. Toda classe possui esse método, uma vez que ele está presente na classe java.lang.Object.
Mas todos esses métodos devem ser chamados a partir de um objeto do tipo String. Assim, se tivermos uma variável do tipo String cujo identificador é “nome”, seu acesso será nome.Length(), por exemplo. Há exceções, mas por hora basta que você saiba que String é uma classe e trabalhamos com ela com se trabalha com objetos.
Outro ponto interessante é que podemos armazenar números como Strings. Mas atente-se, só armazene números os quais você não precisar fazer cálculos sobre eles. Como por exemplo, CPG, RG, número da sua casa, código de produto, telefone e outros.
Em tempo nos aprofundaremos um pouco mais sobre as Strings, seus objetos e funcionamento.
Acima, exemplificamos três modos distintos de utilizarmos uma String. No entanto, se quisermos imprimir estas três Strings em uma única instrução System.out, vamos precisar concatena-las.
CONCATENAÇÃO DE VARIÁVEIS
Concatenação de Java nada mais é do que a união de dois ou mais dados e/ou variáveis. A concatenação se dará por meio do operador (+). Vejamos na prática como fica a concatenação do exemplo criado acima.
Começamos a instrução usando a sequência de escape (\n), para obter o resultado apresentado no console. Experimente retirá-lo, para ver o comportamento dos dados que será apresentado. Outro ponto a observar é que concatenamos as variáveis a outras expressões para darmos sentido ao que estamos fazendo.
O uso da palavra reservada new é o meio pelo qual instanciamos um objeto, mas uma String pode ou não o utilizá-lo.
Agora é a sua vez de praticar.
EM POUCAS PALAVRAS
No tutorial de hoje aprendemos a distinção entre os tipos char e String de caracteres, e como usá-las. Inserimos conceitos novos, e alguns um pouco complexos para o momento. No entanto, não é motivo para que você fique ansioso, eles serão novamente abordados mais adiante. O que quisemos ao trazê-los aqui foi apresentar a vocês, as muitas possibilidades que o Java oferece.
Espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o ecossistema da linguagem que é a escolha número 1 entre os desenvolvedores.
Quer se sentir motivado e continuar se dedicando cada dia mais a estudar programação? Assista este vídeo e siga firme na busca pela realização dos seus sonhos.