Olá desenvolvedores, escolhemos a MochaHost como nosso serviço de hospedagem. Assim, para aqueles que não possuem familiaridade com o sistema de gerenciamento de um serviço de hospedagem, daremos aqui alguns importantes direcionamentos. Algumas das funcionalidades que veremos aqui é comum a qualquer provedor de hospedagem, então poderá ajudar também aqueles que optaram por um provedor diferente.

No e-mail de boas-vindas que você recebeu, em “SITE CONTROL PANEL (CPANEL) LOGIN INFORMATION”, terá um link de acesso ao painel de controle. É a partir dele que você configurará sua hospedagem e colocará seu sistema online.

Clique no link e informe seu login (Username), senha (password) e faça o login. Então agora você tem acesso ao painel de controle do serviço contratado. Todo o gerenciamento da sua hospedagem poderá ser feito nele por meio de uma Interface Gráfica.

CONHECENDO AS OPÇÕES DE GERENCIAMENTO

De um modo geral o painel de controle traz a parte de permissões onde você poderá proceder com algumas configurações iniciais. Logo abaixo o correio eletrônico é o lugar onde estão todas as configurações referentes ao serviço de e-mail.

Ao contratar um serviço de hospedagem e um domínio você poderá ter várias contas de e-mail com um domínio próprio.

E se for preciso otimizar seu sistema para os motores de busca, então poderá fazê-lo na parte de “SEO and Marketing Tools”. SEO – Search Engine Optimization, trata de uma combinação de técnicas que lhe permite tornar seu site ou sistema mais amigável para os principais motores de busca, como o Google. Grosso modo é uma forma de posicionar seu site de forma que ele apareça nos primeiros resultados dos sites de busca.

Na sequência tem-se a parte de arquivos, e, importantíssimo o backup. A parte de análise e dados de acesso fica em Registros. Se deseja fazer alguma alteração ou reforçar a segurança do seu sistema, poderá fazê-lo na opção “segurança”. E por fim, tem-se a parte de gerenciamento de domínios, onde você pode adicionar um subdomínio, registrar um novo, redirecionar e outras ações.

Mas não para por aqui, é a “Base de Dados”, a opção que inicialmente mais nos interessa. É onde criaremos a nossa base de dados.

Dificilmente utilizaremos todos os recursos que um serviço de hospedagem tem para oferecer. Além dos serviços listados acima, a MochaHost traz ainda, a possibilidade de utilizar alguns softwares junto com a sua hospedagem e outros serviços avançados.

SUPORTE

A partir do momento que você contrata um serviço de hospedagem, o provedor lhe dará todo o suporte necessário. Desde como colocar seu sistema online, até como redirecionar um domínio para a sua aplicação, problemas, dúvidas com banco de dados, e o que mais você precisar. Devo salientar que o suporte rápido e eficiente da MochaHost foi um dos motivos pelo qual a escolhi

No e-mail de boas-vindas tem uma sessão “Billing system Access”, com um link que direciona direto para a central de suporte.

O e-mail de boas-vindas dever estar sempre a mão e ao mesmo tempo ser “guardado” com muita responsabilidade. Ele traz todas as orientações que você precisa para não ficar perdido, é uma questão apenas de dedicar um tempo a leitura do e-mail.

A central de suporte traz entre outras opções a de cancelamento, caso você não queira mais o serviço, de forma rápida você pode fazê-lo por meio do suporte. A solicitação de algum pedido adicional, também é feita pela central de suporte. Basta clicar em “Produtos Adicionais”.

Voltando a página principal do suporte, veja que existe um menu por meio do qual você poderá ver suas informações pessoais. Informações financeiras, como suas faturas e formas de pagamento. Informações sobre seus sites/sistemas e mais sobre como receber o suporte que você precisa, seja abrindo um ticket ou de forma “instantânea”.

EM POUCAS PALAVRAS

Iremos nos concentrar no que realmente será importante para nós. A partir daí e à medida que você for se familiarizando, algumas funcionalidades parecerão intuitivas. O padrão que você vê na MochaHost é comum aos serviços de hospedagem. Então, agora é com você, explore os recursos, veja como funciona e para que serve cada item. Mas antes de sair clicando, leia as descrições, se não entender algo, pesquise.