Olá desenvolvedores, continuando com a implementação da criação da miniatura da imagem, depois de termos criado a miniatura e gravado no banco de dados, o próximo passo é exibir a imagem em miniatura para o usuário. Desse modo, no tutorial de hoje vamos implementar a exibição da miniatura junto com os demais dados do registro.
IMPLEMENTANDO A EXIBIÇÃO DA IMAGEM NA TELA
Até o momento, criamos a miniatura da imagem e a gravamos no banco de dados, mas ainda a “listamos” em seu tamanho original.
Desse modo iremos agora na página cadastroUsuario.jsp trocar o atributo vigente, pelo atributo que carrega a imagem em miniatura. E onde carregamos a foto temporária agora carregaremos também a miniatura.
E esta verificação/substituição que estamos fazendo na tela deverá ser feita também no banco de dados, do contrário, teremos um problema de inconsistência. Reforçando que a imagem em seu tamanho original só será carregada no momento do download.
IMPLEMENTANDO O CARREGAMENTO DA IMAGEM NO DAO
Agora procederemos com a implementação na classe de conexão com o banco de dados, DaoUsuario.java. Reforçando também que toda operação que precisa estabelecer conexão com o banco de dados, passa necessariamente pela classe DAO – Data Acess Object. A classe DAO, além de ser uma classe de conexão implementa também o padrão de arquitetura MVC – Model-View-Controller.
Na classe DaoUsuario.java, o método listar(), responsável por listar os dados do registro, não carregará mais o atributo fotobase64, que é a foto em seu tamanho original. Assim, a substituiremos pela miniatura que é o que queremos listar.
beanCursoJsp.setFotoBase64Miniatura(resultset.getString(“fotobase64miniatura”));
A mesma linha de código acima será implementada no método consultar()? Embora, quando colocarmos o objeto em edição, será necessário que o usuário possa carregar a imagem com suas dimensões originais.
beanCursoJsp.setFotoBase64Miniatura(resultset.getString(“fotobase64miniatura”));
EM POUCAS PALAVRAS
E agora temos a imagem sendo exibida na tela para o usuário também em miniatura, e quando ele clica para o download a imagem é baixada em seu tamanho original. Dessa forma não sobrecarregamos o sistema com imagens pesadas, preservando assim uma boa performance. Eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.