Olá desenvolvedores, vamos hoje criar nosso primeiro projeto usando o Maven Junto a IDE Eclipse. Segundo a Wikipédia, Apache Maven, ele “é uma ferramenta de automação de compilação utilizada primariamente em projetos Java”.

Em síntese o que o Maven faz é fornecer aos desenvolvedores uma forma de automatizar e padronizar a construção e publicação de suas aplicações. E com isso trazer agilidade e qualidade ao projeto final por meio do emprego de boas práticas de desenvolvimento, manutenção e organização.

CRIANDO O 1º PROJETO MAVEN

Para criar seu primeiro projeto Maven vá em File >> New >> Maven Project. Caso não esteja na lista de opções do New, clique em File >> New >> Other, no campo de busca digite “Maven”, e clique em Maven Project. E clique em Next, next, no painel New Maven Project com exemplificado abaixo em Group ID e Artifact ID escreva respectivamente pos-java-jdbc e clique em Finish e aguarde o carregamento do projeto.

CONECTANDO A BASE DE DADOS

Para conectar a nase de dados não será necessário fazer o download do driver JDBC PostgreSQL, como era no passado. Não, o que precisamos fazer para conectar o projeto a base de dados é fazer o download do PostgreSQL JDBC 9.5 Maven aqui. Para uma busca mais precisa informe também a versão do SGBD. Entretanto no que se refere a versões, o PostgreSQL é mais flexível do que o Oracle, por exemplo, onde você terá usar a exata versão.

Antes de continuarmos, vale ressaltar que independe do SGBD – Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados que está utilizando, os passos demonstrados aqui se aplicarão a qualquer banco de dados relacional.

Tendo encontrado a versão correta para baixar copie a dependência – código XML como mostra o exemplo abaixo.

No projeto que acabou de criar no Elipse abra o arquivo pom.xml e cole logo abaixo da dependência já existente. Observe na View Package Explorer, no diretório Maven Dependencies na pasta do projeto, serão listadas/baixadas uma série de dependências.

EM POUCAS PALAVRAS

Entre tantas, uma das principais vantagens da utilização dessa poderosa feramenta reside na organização e facilitada manutenção, visto que possibilita a toda a equipe falar uma mesma língua. Além disso, ela promove também velocidade e eficiência no desenvolvimento de aplicações e projetos.

No entanto, este tutorial visa apenas guiá-lo no processo de instalação das dependências. O verdadeiro potencial da ferramenta poderá ser vislumbrado nos próximos tutoriais, quando começaremos na prática a explorá-la. Eu fico por aqui, nos vemos no próximo tutorial.