Olá desenvolvedores, hoje aprenderemos a criar uma matriz multidimensional. Até aqui em nossa série sobre arrays trabalhamos com vetores, que são arrays de uma dimensão.

As matrizes também compreendem uma estrutura de dados que são utilizadas para armazenar elementos de um mesmo tipo.  Entretanto, trata-se de estrutura de dados que possui duas ou mais dimensões. Elas compartilham algumas características com os arrays de uma dimensão, como o tamanho fixo e a identificação dos seus elementos por meio de índices.

IMPLEMENTANDO UMA MATRIZ

Para a implementação da matriz criaremos uma nova classe dentro do pacote de classes executáveis. A esta nova classe daremos o nome de “Matriz”, para criá-la, clique com o botão direito do mouse sobre o pacote > new > class. E implemente o método principal main.

Uma forma rápida de implementar o método principal é digitar “main” e utilizar o recurso de autocomplete do Eclipse IDE por meio da combinação das teclas CTRL + ESPAÇO. Entretanto, para quem é iniciante é recomendado que você se empenhe em digitar todo e qualquer comando. Assim, você colherá bons frutos desta prática sem nem mesmo se dar conta de que o está fazendo. Veja neste vídeo técnicas para aprender coisas novas.

Como já mencionado as matrizes são multidimensionais. Assim sendo a sua declaração distingue da declaração de um vetor na quantidade de índices que cada elemento da estrutura terá como identificador. E para criar uma matriz utilizaremos em sua declaração dois colchetes [L][C], representando linha e coluna respectivamente.

int [][] notas = new int[1][3];

Veja, acima declaramos uma matriz de uma linha ou um array, com três elementos, ou seja, três colunas. E neste caso, como temos somente um vetor dentro da matriz, o índice correspondente a primeira e única linha será sempre zero, o que mudará é o índice correspondente as colunas. Veja abaixo como proceder na alocação dos elementos da matriz.

notas[0][0] = 50;

Assim atribuímos o valor 50 a primeira posição da primeira linha e primeira coluna. Agora adicionaremos outro valor. Porém este será adicionado ainda na primeira linha, porém na segunda posição da coluna. E da mesma forma procederemos para adicionar o terceiro elemento a matriz.

notas[0][1] = 70;
notas[0][2] = 50;

DEBUG DA MATRIZ

Por meio do debug será possível visualizar todos os elementos adicionados na primeira linha da matriz multidimensional.

E como nossa matriz possui apenas uma linha, note como sua estrutura se parece realmente com um array de uma dimensão. E se adicionarmos uma segunda linha será como se esta matriz fosse composta por dois vetores. E em síntese é isso mesmo, matrizes também são conhecidas como um array dentro de um array.

Vamos ver na prática, como funciona uma matriz 2×3, lê-se matriz dois por três, isto é, de duas linhas e três colunas. Então lá na linha de código onde criamos a matriz vamos substituir o 1 por 2, e na sequência adicionar os elementos na segunda linha da matriz.

notas[1][0] = 75;
notas[1][1] = 95;
notas[1][2] = 55;

Debugando novamente, poderemos ter acesso ao conteúdo da matriz, veja os elementos da segunda linha da matriz adicionados.

EM POUCAS PALAVRAS

Cumprimos nosso objetivo de hoje ao apresentar a você a estrutura de uma matriz multidimensional, ou como é mais comumente conhecido – matriz. Começamos de um modo simples, e temos agora uma matriz dois por três.

No próximo tutorial iremos aprender a percorrer a matriz. A leitura de um array multidimensional, embora siga o mesmo princípio de um vetor, apresenta um detalhe a mais. E é o que vamos aprender a seguir.