Olá desenvolvedores, percorrer listas é algo que frequentemente faremos em programação. Assim sendo, hoje vamos aprender como percorrer uma lista por posição.

Sobre listas já aprendemos a inserir dados, perguntar ao usuário se ele deseja remover algum item, e então remover o item informado. E neste ponto em particular aprendemos a remover somente o item dentro do objeto, sem necessariamente remover o objeto. Bem como a remover o objeto como um todo.

E antes de darmos sequência na implementação de hoje, que tal relembramos o conceito de lista. Então, lista nada mais é que uma coleção indexada de objetos às vezes chamada de sequência. E tal como acontece com os vetores, o índice do primeiro elemento de uma lista, será sempre zero.

Desse modo, o Java nos oferece inúmeros recursos para trabalharmos com listas. Assim, um destes muitos recursos é um método para manipular elementos baseados na sua posição. E por que isso é importante? Ora, se desejamos substituir um elemento na lista, é importante que saibamos com exatidão em que posição iremos inserir o novo objeto.

PERCORRENDO A LISTA POR POSIÇÃO

Para que possamos percorrer uma lista por suas posições, implementaremos o laço de repetição for que recebe um inteiro “pos”. A variável “pos” será inicializada com zero. Ratificando sempre o que vimos acima, listas e vetores começam na posição zero. Aliás, em programação a primeira posição sempre será “zero”, e não “um” como convencionalmente aprendemos nas aulas de matemática.

Prosseguindo com a estrutura do for, a condição de continuação é enquanto a variável “pos” for menor que o tamanho da lista. O Java também possui um recurso que nos permite obter de forma automática o tamanho da lista – é o (.size).

É importante ressaltar que não estamos interagindo diretamente com o objeto dentro deste for, mas sim, com as posições. Por isso implementaremos uma linha de código que nos permitirá acessar a lista e interagir com o objeto por meio da sua posição na lista.

A título de teste, iremos imprimir o conteúdo da lista no console. O conteúdo da lista inclui dados como nome do aluno, média das notas e a situação acadêmica do aluno.

A saída na aplicação é mostrada na imagem baixo:

É de extrema importância a consciência de que estamos processando a lista baseando-se na posição que o objeto ocupa nesta mesma lista.

IMPRIMINDO AS DISCIPLINAS COM FOREACH

Embora possamos percorrer também por meio da posição, não é o que vamos fazer neste momento. Utilizaremos um foreach para percorrer a lista, obter as disciplinas e imprimir todas elas no console.

O foreach será implementado dentro da estrutura do for.

A saída na aplicação é mostrada na imagem baixo:

Entretanto, você poderá sim, percorrer a lista de disciplinas por posição, e neste caso a única coisa que mudará é a condição de continuação do loop. A lista será processada até que a variável “posi” seja menor que a lista. Para formar esta estrutura de implementação pegamos o aluno obtido da posição, mais a disciplina, mais o tamanho da lista.

aluno.getDisciplina().size

E então teremos que agora receber a disciplina, informação esta que está dentro do objeto aluno. Assim, o que precisamos fazer é buscar a dentro do objeto aluno a disciplina na posição correspondente. Logo a implementação desta linha de código ficará dessa forma.

Disciplina disc = aluno.getDisciplina().get(posi);

EM POUCAS PALAVRAS

Agora é a sua vez, é preciso que você entenda e pratique a forma de percorrer uma lista por posições. Nos próximos tutoriais aprenderemos a substituir um item da lista, mas levando em conta a posição que este item ocupa.

Há muitas técnicas de estudo que nos permitem melhorar nossa capacidade de armazenamento do conteúdo recém adquirido. Uma delas parte do princípio que você deve fazer uma revisão de 10min do conteúdo em até 24h, após tê-lo estudado. E então repetir o processo uma semana depois, por cinco minutos. E finalmente ao completar 30 dias, pratique-o por pelo menos 2 minutos.

É comum aos alunos iniciantes, terem dificuldade para “memorizar” o conteúdo. E é neste ponto que o problema reside. Você não deve tentar memorizar e sim, entender e praticar. Com a experiência e familiaridade adquiridos com o tempo que passar com a linguagem, você nem se dará conta de que já estará com os conceitos internalizados.

Controle a ansiedade. Não pule etapas e siga constante em seus estudos. Os resultados irão aparecer na medida do seu esforço. E desde que seja um esforço inteligente e constante você se sairá bem.

Hoje aprendemos sobre como percorrer uma lista, pelo seu index. Você entendeu este conceito? Então agora feche esta página e tente praticar sozinho, mas ciente do que está fazendo. Nos vemos no próximo tutorial.