Olá desenvolvedores, hoje iremos falar do JSTL – JavaServer Pages Standard Template Library, que como sabemos e o próprio acrônimo indica é uma coleção de tags JSPJavaServer Pages. O JSTL pode, por exemplo, ser utilizado para recuperar dados de forma transparente. E pode ser entendido também como um componente básico de Java web.

No entanto, uma das características mais interessantes do JSTL é a possibilidade de embutir código Java em uma página JSP, sem que para isso seja necessário implementar classes. Porém, vale ressaltar, que o uso dessa biblioteca é mais comum e recomendado quando se trata de implementações rápidas, para testes rápidos, como para verificar o item selecionado de um combo de opções, por exemplo.

E ainda, as tags JSTL podem ser classificadas de acordo com a sua função, desse modo temos os seguintes grupos de biblioteca JSTL, tags principais, de formatação, SQL, XML e funções JSTL. Entre estes grupos o mais utilizado é o grupo principal. E também é onde está inserido o assunto principal do tutorial de hoje, a tag <c:out> que é utilizada para exibir o resultado de uma expressão.

Entretanto, antes de sair utilizando as tags JSTL do grupo da biblioteca principal é preciso importar a biblioteca JSTL CORE.

<%@ taglib prefix = "c" uri = "http://java.sun.com/jsp/jstl/core" %>

JSTL – TAG CORE

Como mencionado acima a tag C:out é utilizada para exibir o resultado de uma expressão, ou seja, para que possamos demonstrar a saída de um valor na tela. E uma das vantagens de utilizá-lo ao invés de simplesmente utilizar uma tag de expressão JSP é que o c:out oferece um escape das tags XML.

Entenda, se utilizarmos uma expressão que contenha xml, como &, ou os símbolos de maior e menor (< >), com a propriedade escapeXML estes caracteres serão removidos. Por padrão o valor do escapeXML é true.

<c:out value=”${user.login}” escapeXML=”false”></c:out>

EM POUCAS PALAVRAS

Você pode ou não utilizar o escapeXML em suas aplicações, alguns recomendam o seu uso. Assim, para ajudá-lo com essa decisão vale ressaltar que a tag c:out promove automaticamente o escape das tags XML. Entretanto, quem defende o seu uso, utiliza como justificava que é uma boa prática e garante o bom funcionamento da tag. Agora a decisão de usá-la ou não é com você, eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial.