Olá desenvolvedores, hoje vamos compreender o mapa mental do JSP – JavaServer Pages. E além de apresentar a você todo o ecossistema do JSP, vou lhe falar também tudo o que precisa saber sobre este framework.
O JSP é uma linguagem de script e tem como objetivo primeiro a criação de páginas web dinâmicas. Ele pode substituir o HTML ou podemos integrá-los. Assim, o JavaServer Pages compreende junto com o HTML, CSS e JavaScript um conjunto de tecnologias para o Front-End.
Vamos ver neste modelo de aprendizagem por onde você deve começar, e o que você terá que aprender.
Você precisa entender que existem aqui duas partes, front e back-end. Neste contexto o JSP se insere do lado do cliente, no front-end. Ao passo que as servlets atuam do lado do servidor. Dessa forma o JSP junto ao servlets compreendem um grupo de conhecimentos essenciais.
JSP E FRONT-END
Sempre que falamos de front-end, estamos essencialmente falando de HTML – Hypertext Markup Language, CSS – Cascading Style Sheetse e JavaScript. O HTML é a linguagem de marcação de texto, é por meio dela que estruturamos o conteúdo de uma página web com elementos como cabeçalho, corpo e rodapé. O CSS é o responsável pela estilização de um documento HTML, de forma a torná-lo mais bonito e atrativo para o usuário. E por fim o JavaScript, que responde pelo dinamismo das páginas web.
Este são os requisitos obrigatórios para que você consiga desenvolver páginas web, o caminho passa necessariamente por estes três conhecimentos. Entendi, mas onde o JSP entra nesta histótria? O JSP fica entre o HTML e o JavaScript, com o objetivo de auxiliar na criação de conteúdo dinâmico de sistemas em Java.
BACK-END
O back-end refere-se a tecnologia que atua do lado do servidor, e neste caso, são muitas as linguagens que você pode escolher, desde que ela consiga rodar do lado do servidor e processar requisições e respostas http.
Além do Java que estudamos aqui no curso de Formação Java web, podemos citar o C, C++, C#, Phyton, PHP entre outras. O back-end se preocupa com a implementação lógica das regras de negócios, segurança do sistema, banco de dados e integração de web services.
E neste cenário não podemos esquecer que é também imprescindível o domínio da orientação a objetos. Neste ponto assumo que você já é fera em lógica de programação e construção de algoritmos, conhecimentos sem os quais, você terá dificuldades em prosseguir.
SQL e JDBC
O mapa mental apresentado aponta ainda o SQL e o JDBC como parte integrante dessa estrutura de conhecimento necessários para se trabalhar com JPA e servlets. Não existe um sistema que seja relevante sem um banco de dados, sem meios para que nos possibilite a manipulação dos dados, como o SQL, por exemplo.
EM POUCAS PALAVRAS
De modo geral para compreender toda essa estrutura de front e back-end, ou seja, como estas tecnologias se integram? Ou como a informação trafega? como manipular os dados ou como e quando fazer uma requisição ao servidor? Enfim, para saber como a web funciona, é preciso conhecimento de fundamentos da web/internet.
Este modelo mental é a síntese do que você precisa aprender quando está iniciando seus estudos em Java web. Ou seja, é a base para que a gente possa começar a pensar em criar sistemas com Java para a web.
E se você ainda está em dúvida, se não entendeu muito bem, entre em contato comigo, vamos conversar, e eu vou te ajudar a encontrar o caminho e realizar o seu sonho de se tonar um programador profissional.