Olá desenvolvedores, neste tutorial ainda sobre JSF, falaremos sobre a diferença entre os campos de saída outpuText e outputLabel. O JSF fornece uma biblioteca de tags HTML padrão, essas tags são renderizadas na saída. Entre elas temos tags de entrada, de saída, parâmetros, mensagens, atributos.
No tutorial “JSF: COMPONENTES DE ENTRADA”, tratamos dos componentes de entrada representados pelas tags “InputText, InputSecret e InputTextarea”. Neste tutorial nos concentraremos nas tags de saída, respectivamente.
Assim a tag h:outputText é uma tag que cumpre o objetivo de renderizar a saída de textos HTML – HyperText Markup Language. E a tag h:outputLabel por sua vez, funciona com um rótulo para um campo de entrada, por exemplo, um inputText.
OUTROS COMPONENTES DE SAÍDA
Além das tags “outpuText” e “outputLabel”, a tag h:outputFormat é uma tag de saída também bastante utilizada. Esta tag também renderiza textos de saída HTML, porém, ela aceita entradas parametrizadas.
A tag h:outputStylesheet é usada para adicionar um arquivo CSS – Cascading Style Sheets, isto é, uma folha de estilo externa à página JavaServer Faces. A tag h:outputLink renderiza, como o próprio nome indica um elemento HTML de âncora, um link.
Tem-se ainda a tag h:outputScript que adiciona um arquivo Javascript externo à página JSF.
EM POUCAS PALAVRAS
Como você pode deduzir, nem todas as tags são utilizadas, não precisamos usar uma tag h:outputScript para adicionar uma função Javascript a nossa página. Entretanto, se um arquivo externo precisar ser utilizado então, esta tag deverá ser “invocada”.
Como sempre é em programação cada componente, cada decisão, cada caminho escolhido dependerá não apenas do contexto e necessidades da aplicação, mas também do seu repertório, do seu conhecimento. Você precisa conhecer para saber o que e quando utilizar este ou aquele recurso e o que descartar.