Entre as novidades do JSF – JavaServer faces, 2.0 além das anotações do escopo do ManagedBean, temos as formas de navegação, entre as quais falaremos neste tutorial da “navegação implícita”.

A navegação implícita torna o modelo de navegação do JSF mais intuitivo e poderoso, e isso porque agora você tem o poder de definir as regras de navegação na própria página. Ou ainda, em um contexto abrangente de tipos de navegação do JSF, você pode implementar condições para a navegação de uma tela para a outra.

IMPLEMENTTANDO A NAVEGAÇÃO IMPLÍCITA

O primeiro passo é estabelecer um padrão no arquivo web.xml, que é o arquivo que descreve as configurações e detalhes de implantação dos arquivos de configuração.  E que entre suas funções está o mapeamento de URLs e Servlets.

Assim, entre as tags de boas-vindas, welcome-file-list, deixe apenas a tag referente a página index.jsf.

<welcome-file>index.jsf</welcome-file>

A esta altura já estabelecemos que o padrão de url, url-pattern, buscará por todos os arquivos com extensão .jsf. Esta configuração foi estabelecida no mapeamento da servlet.

Na raiz da pasta WebContent, crie o arquivo index.jsf, como se trata de uma página de exemplo, implemente qualquer mensagem a sua escolha como, por exemplo, um simples, olá.

<h:body>
<h1>Olá, esta é a página index.jsf</h1>
</h:body>

A navegação implícita é baseada em comandos, ou para sermos mais fiéis ao contexto, sobre componentes do JSF. Implementaremos então um botão de comando, cujo valor (nome que aparecerá no botão) será “Navegar” e a ação, a responsável pelo direcionamento receberá a página para qual se deseja navegar quando o botão for clicado.

Observe que ao indicar a página para qual iremos navegar não há a necessidade de informar a extensão do arquivo. É preciso apenas informa o caminho da página que se deseja acessar.

EM POUCAS PALAVRAS

Este dinamismo que o JSF nos possibilita empregar as páginas é de extrema importância e em consonância com a web dos tempos atuais. Na web de hoje, tudo acontece de forma rápida e dinâmica. E neste contexto, O framework JSF cumpre a sua missão, simplifica o desenvolvimento da Interface com o Usuário, imprimindo agilidade ao trabalho do desenvolvedor.