Aprenderemos como ligar atributos com a JSF – JavaServer Faces, por meio da Expression language – EL JSF. A Expression Language nos possibilita escrever operações normais usando, por exemplo, a notação #{operation-expression}. E assim conectar a página JSF com o controlador do lado do servidor ManagedBean.

Assim utilizaremos expressões de valor diferido que são avaliadas durante a fase do ciclo de vida sempre que necessário, sua sintaxe é #{expression}. E dessa forma poderemos fazer a conexão do Front-end com o Back-End.

#{managedbean.atributo}
#{atributo.acao}

CONECTANDO JSF AO EL

Para esta prática temos implementado um formulário simples que recebe nome, e sobrenome (inputText) de um usuário para os quais atribuímos um valor (value) e um identificador (id) respectivamente. Após disparada a ação a página do formulário deverá exibir o nome completo (outputText), o qual atribuímos apenas um value.

Observe que temos também um botão de comando <h: commandButton /> que é o responsável por executar ação do lado do servidor. E que neste caso, exibirá a concatenação do nome com o sobrenome inseridos.

E como se trata de um botão de comando que irá executar uma ação é preciso também o parâmetro action, que é “quem” diretamente chamará o método que implementa a ação. Vale ressaltar ainda que o parâmetro action exige a implementação de um método que retorne algo.

Tanto o value quanto o action são os responsáveis pela conexão do Front com o Back-End, isto é, ligando os atributos a linguagem de expressão JSF. E o faz chamando o ManagedBean por meio da EL que o referencia e depois invocando o atributo ou a ação

#{managedbean.atributo}

IMPLEMENTANDO MÉTODO DE AÇÃO

A ação que o botão de comando irá disparar será implementado em um método do lado do servidor. Chamaremos este método de mostrarNome().

A função do método será fazer a concatenação do nome com o sobrenome. O método retorna uma String vazia que informa ao JSF que os dados retornados deverão ser exibidos na mesma página do formulário.

EM POUCAS PALAVRAS

Este é apenas o início, com esta simples implementação você já pode observar a praticidade e velocidade de implementação do JSF – JavaServer Faces. Você pode, startar o servidor e testar. Lembrando que o caminho de acesso inclui o padrão “faces”.

Localhost:8080/meuprimeiroprojetojsf/faces/primeirapagina.xhtml