Olá desenvolvedores, neste tutorial estudaremos os componentes de entradas em JSF – JavaServer Faces, como as tags básicas “InputText, InputSecret e InputTextarea”. E cada uma dessas entradas tem os seus próprios atributos.
Assim, a tag h:inputText tem a função de renderizar um elemento de entrada do tipo “texto”. A tag h:inputSecret é utilizada para receber um elemento de entrada cujo valor deve permanecer oculto, como uma senha por exemplo. E por fim a tag h:inputTextarea é destinada a receber elementos de entrada do tipo texto, mas ao contrário da inputText, esta tag é própria para receber textos longos.
Antes de começarmos a implementação destes componentes do JSF, declare os atributos que iremos utilizar em sua classe Bean, em nosso exemplo, na classe PessoaBean. E para cada novo atributo crie os respectivos métodos Getters and Setters, para que o JavaServer Faces possa encontrar os atributos.
private String nome;
private String texto;
private String senha;
Já temos um campo de entrada do tipo inputText associado ao atributo “nome” implementado na primeirapagina.xhtml. Implementaremos agora um campo de entrada associado a senha e um campo de texto, que poderá por exemplo, receber uma mensagem.
A parte interessante desses campos de entradas é que podemos por meio de atributos delimitar o tamanho do texto que será inserido. Definir se será um campo obrigatório, dependendo das circunstâncias e desativar este ou aquele campo. Tornar um campo como sendo somente de leitura, entre outras possibilidades.
E ainda, podemos definir eventos de mudança – “onchance”, onde a partir de determinada ação o valor do elemento muda. Eventos de click – “onclick”, que dispara um evento quando um dado elemento é clicado. Eventos de teclado – “onkeydown” ou “onkeypress”, evento de foco e muitos outros.
EM POUCAS PALAVRAS
Ao conhecer os principais eventos é possível por exemplo prevenir algumas ações do usuário que podem implicar em erros no banco de dados. Como por exemplo, inserir texto onde o campo pede apenas números.
Podemos ainda independentemente de como o usuário digitar os caracteres, determinar que o banco de dados receba todas as letras em maiúsculas ou minúsculas, estabelecendo um padrão. Conhecendo os atributos destes campos você pode tornas suas aplicações ainda mais completas e dinâmicas