Olá desenvolvedores, neste tutorial aprenderemos a configurar o Maven para um projeto em JPA e Hibernate. No tutorial “JPA E HIBERNATE: CRITÉRIOS DE UTILIZAÇÃO” entendemos que o JPA – Java Persistence API, como sendo uma especificação do Java que descreve uma interface comum para frameworks voltados para a persistência de dados, como o Hibernate. E o Hibernate, por sua vez, é um framework de mapeamento de objeto relacional, ORM – Object-relational mapping. Mas e o Maven, o que ele é?

O Apache Maven ou simplesmente Maven é, em síntese, uma ferramenta de automação e gerenciamento de projetos Java, sendo compatível também com outra tecnologias. O Maven é uma ferramenta bastante flexível e permite que plugins sejam adicionados estendendo dessa forma suas funcionalidades e seu poder.

Criar um projeto Java EE com Maven é bastante simples, no entanto, alguns critérios precisam ser observados como por exemplo, a criação de um diretório principal, a partir do qual vários subdiretórios se estendem. E também, a configuração de um ou mais arquivos XML.

Configuraremos além do JPA e Hibernate o driver de conexão com a base de dados. Este tutorial faz parte de uma sequência de tutorias, onde tratamos o assunto por módulos. Assim, se você chegou aqui agora e se sente um pouco perdido, volte alguns tutoriais para que possa acompanhar sequencialmente.

Dito isso, estamos trabalhando com o projeto já criado “meuprimeiroprojetojsf”, onde na pasta “Maven Dependencies” já temos algumas dependências baixadas. E antes de prosseguirmos com o download de outras dependências, para evitar falha do código em tempo de execução, no arquivo pom.xml adicione a tag abaixo ao final de cada dependência.

<scope>compile</scope>

ADICIONANDO AS DEPENDÊNCIAS

A primeira dependência que iremos adicionar ao projeto é a “Hibernate Core” clicando aqui você será redirecionado para o repositório do Maven. Evite trabalhar com a última versão, visto que a mesma normalmente ainda estará na versão beta, ou seja, na fase de testes.

Ainda precisaremos de mais uma dependência do Hibernate a “Hibernate EntityManager”, clique aqui para obtê-la ou para obter a versão mais recente. Mas observe que tanto a Hibernate Core como a Hibernate EntityManager estão na mesma versão.

A próxima dependência é a “PostgreSQL JDBC Driver”, que você poderá obter clicando aqui.

Copie e cole as dependências no arquivo pom.xml, lembrando de adicionar a tag atributo “compile”. Assim, clique para salvar. Após salvar, todas as dependências baixadas poderão ser encontradas na pasta “Maven Dependencies”.

TESTANDO A APLICAÇÃO

Para testar se não haverá nenhuma falha em tempo de execução, primeiro dê um “clean” no projeto para limpar qualquer dado que possa estar em cache e que pode vir afetar a execução.

No menu clique em Project >> Clean… selecione o projeto e clique em OK. Agora execute o projeto, publique-o e depois “starte”.

EM POUCAS PALAVRAS

Fique sempre atento as versões da dependência, se algum erro for apontado experimente usar outra versão, mas só em caso de ocorrência de erros. Visto que erros também podem ocorrer se você ficar trocando de versão o tempo todo. Encontre a versão ideal para o seu projeto e permaneça nela.