Olá desenvolvedores, dando continuidade ao sistema de cadastro de usuários em JDBC e JSP, hoje começaremos a implementar a exclusão de usuários. Já temos uma tela de login, e já conseguimos cadastrar e exibir os usuários cadastrados. E no último tutorial “ERRO 4040 – POSSÍVEIS CAUSAS” aproveitando a dúvida de um aluno, treinamos um pouco mais a correção de erros.
IMPLEMENTANDO O DELETE
Sem mais delongas vamos direto ao ponto, na tela cadastroUsuario.jsp, iremos inserir um link cujo caminho no href será a própria servlet salvarUsuario?acao=delete com uma interrogação e passagem de parâmetro. E teremos que passar também o usuário, para qual usaremos uma tag JSP.
<a href="salvarUsuario?acao=delete&user=${user.login}">Excluir usuário</a>
E na servlet, no método doGet, implementaremos as linhas de códigos que receberão os parâmetros “acao e user”. Ou seja, a requisição virá por URL e será passada para o doGet.
String acao = request.getParameter("acao");
String user = request.getParameter("user");
E ainda uma verificação deverá ser implementada depois que criarmos o método delete na classe DaoUsuario. Quando a ação for igual a user, o objeto/usuário será deletado. Após isso, os usuários deverão ser carregados e então o sistema deverá voltar para a mesma página.
Agora o próximo passo é a criação do método na classe DAO – Data Access Object. Recapitulando, o DAO é uma classe cuja responsabilidade é a manipulação dos dados. A assinatura do método que recebe “login” por parâmetro ficará como exemplificado abaixo.
public void delete(String login){}
O escopo do método receberá a instrução SQL. E como sempre é, implementaremos o PreparedStatement, uma instrução do banco de dados usada para executar instruções SQL como a instrução delete que estamos utilizando. Ele receberá a conexão e executará.
E todo este bloco de código deverá estar dentro de um try/catch. Onde o bloco catch, implementará um novo bloco try/catch aninhado. Este por sua vez, receberá um rollback, assim, caso algo falhe o banco voltará o estado anterior. E se tudo fluir corretamente daremos um commit na conexão.
Quando executarmos nossa aplicação, a tabela de usuários apresenta agora mais um campo, o “Excluir usuário”.
EM POUCAS PALAVRAS
E agora o sistema começa a fluir, já podemos inserir e excluir usuários, e claro, ainda podemos e vamos refinar ainda mais este sistema. Além de inserirmos novas funcionalidades, como a possibilidade de editar os usuários. E posteriormente também estilizaremos nossas páginas que por hora estão bem cruas. Então é isso, eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.