Olá, estamos iniciando uma nova série de tutorias sobre SQL (Structured Query) Language e JDBC – Java Database Connectivity. Utilizaremos essas tecnologias, para persistência de dados, conexão, e consultas ao banco de dados entre muitas outras ações em uma base de dados.

Nesta série de tutoriais estudaremos desde a criação de projetos até as tecnologias envolvidas no ecossistema de um banco de dados utilizando a linguagem SQL, como insert, delete, update, create, move.

JDBC – JAVA DATABASE CONNECTIVITY

De acordo com a Wikipédia, JDBC é um conjunto de classes e interfaces escritas em Java que fazem o envio de instruções SQL para qualquer banco de dados relacional.

Em outras palavras, o JDBC compreende um conjunto de classes/interfaces Java que possibilitam a conexão com o banco de dados através de um driver específico do banco. Com ele podemos fazer transações de DDL – Linguagem de Definição de Dados e DML – Linguagem de manipulação de dados. Embora seja uma tecnologia antiga. O JDBC ainda não é obsoleto e por isso é importante sabe-lo, visto que muitas arquiteturas de sistema ainda o utilizam.

O JDBC é compactado em um arquivo de extensão .jar. Assim poderemos fazer a conexão com o banco de dados e/ou utilizar os comandos que iremos precisar.

Veja a imagem abaixo, ela mostra um sistema web desenvolvido em Java, por trás estará a parte do JDBC que se conectará aos servidores de banco de dados. Note que usando o JDBC um sistema poderá se conectar a um ou mais bancos. Aliás, só podemos considerar um sistema como algo útil se ele se conectar com o banco de dados, se tiver uma base de dados que o sustente.

Os frameworks de hoje abstraíram muito da funcionalidade do JDBC. Eles conseguem fazer em uma linha o que teremos toda uma estrutura de códigos para implementar em JDBC. Mas como falamos, ainda existem muito sistemas que utilizam esta API.

DRIVER

Mencionamos que o JDBC é um conjunto de classes/interfaces Java que possibilitam a conexão com o banco de dados através de um driver específico do banco. E não apenas a conexão, são esses drivers que possibilitam também a execução de quaisquer instruções SQL em qualquer banco de dados relacional. Em suma, os drivers atuam como uma interface entre os sistemas e o SGBD – Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados.

EM POUCAS PALAVRAS

Ao longo deste módulo você adquirirá um básico, porém sólido conhecimento referentes as principais classes e interfaces do JDBC. Assim, sempre que se deparar com um código semelhante ao longo da sua carreira, será capaz de compreender as funções e o que terá que fazer. Concentre-se em de fato compreender o que está acontecendo, como as coisas funcionam e como elas se conectam.  Então, é isso, eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.