Minha motivação para escrever este guia é o aspirante a programador que deseja trilhar seu caminho com o Java web, mas não tem ideia de por onde começar. E ainda, quando busca por ajuda em fóruns e grupos de discussão sobre o caminho correto a seguir, não recebe nada além de informações desencontradas e que não fazem o menor sentindo para quem está começando.
Já falei aqui sobre os passos que o auxiliarão a se tornar um programador profissional e ter uma longa carreira. Tais passos foram baseados em minha experiência de mais de 10 anos como um programador Java de sucesso. Dessa forma, hoje tentarei aqui guiá-lo pelo caminho correto para que você possa aprender Java, e entrar para o mercado de trabalho.
Assim, meu primeiro conselho é, busque aconselhamento e/ou orientação com quem já está na área, com quem já foi e ainda é experimentado pelos desafios da profissão. Com quem já andou pelos caminhos que você começa a trilhar agora. Tais pessoas, assentadas em uma experiência própria poderão lhe dizer o que funcionou para elas e o que definitivamente elas fariam diferente.
E este é o papel que quero desenvolver aqui, quero ajudá-lo a tomar as decisões corretas no que se refere aos caminhos a seguir com Java web. Hoje vou pegá-lo pela mão e conduzi-lo pelo caminho certo, não importa se está começando do zero. Juntos iremos da lógica de programação, passando por uma simples Servelets até chegarmos à arquitetura REST.
Mas para que chegar ao nível dos grandes profissionais, você deverá se comprometer a não pular etapas.
ECOSSISTEMA JAVA WEB
É fato que o Java web compreende um ecossistema que abrange inúmeros Frameworks, e aqui, no Formação Java Web, nós estudamos todos os que são mais usados no mercado de trabalho. Porém, antes de chegarmos até eles é preciso estudar a base, compreender a base e por fim dominá-la.
Só então, quando tiver dominado os princípios da programação, os pilares que são comuns a maioria das linguagens, você poderá se aventurar com os frameworks. Então será o momento de aprender, JSP – Java Server Pages, Spring Framework, JavaServer Faces, arquitetura REST e RESTFULL só para citar alguns. Vamos dar uma olhada no mapa mental abaixo, trata-se de um mapa de aprendizagem em Java web.
O mapa tenciona apresentar a você o mundo Java web, contemplando os principais frameworks que compõe este mundo. Do básico ao maior nível de complexidade são apresentadas as tecnologias que fazem parte do mundo Java.
Antes de falarmos mais sobre o mapa mental já apresentado acima, quero lembrá-lo de que antecedendo o nível apresentado, temos um longo caminho. Este caminho passa de forma bem resumida por lógica de programação e algoritmos, Orientação a Objetos, Java básico e SQL. Sem ter estes pilares bem estruturados, não tem como começar a falar de Java web.
DETALHANDO O MAPA
Tendo dominado os pilares acima, é hora de aprender JSP e Servlets. Os Servlets em conjunto com a tecnologia JSP – Java ServerPages, servirão de base para um desenvolvimento web dinâmico. Então já dá para inferir o porquê de começarmos com eles. Neste ponto aprenderemos a fazer relatórios, aprenderemos Ajax, HTML e JavaScript. Esta é a base do Java Web.
Subindo na complexidade do mapa chegou a vez do modelo JSP com Spring MVC. E perceba que cada nível apresenta os seus subníveis. Aqui é onde aprenderemos sobre Hibernate, Jpa e JQuery.
Dominamos JSP e Spring MVC? É hora dos frameworks de componentes, como os modelos Jsf e PrimeFaces. E neste contexto seguimos evoluindo e solidificando ainda mais os conhecimentos acerca do Hibernate, Jpa e Ajax.
E finalmente chegamos nas APIs RESTful e Spring RESTful. Aqui você se tornará capaz de desenvolver aplicações de qualquer porte usando as principais tecnologias do mercado, Spring Boot MVC, Spring Rest, JPA Hibernate (ORM), SQL, Java EE, Front-end, Back-and.
Agora imagine estes níveis de complexidade sendo detalhados em mais de mil aulas, estruturadas em mais de 50 módulos? É o que trago para você no curso de Formação Java Web. É incrível não? E tudo isso muito bem estruturado e detalhado, pensando na sua evolução.
Ressalto ainda que caminhando junto, lado a lado e integrando-se aos modelos apresentados, temos Webservices, HTML, CSS, JavaScript, SQL, Swing (desktop) e Android.
EM POUCAS PALAVRAS
Como prometido trouxe para você a escada da evolução em Java web, degrau por degrau apresentei a você o passo a passo para se tornar um desenvolvedor Java Web. Sem enrolação, este é caminho. E percorrê-lo demanda tempo, disciplina, foco e dedicação. Você não irá se tornar programador em seis meses ou um ano, serão necessários anos de estudo e dedicação. O que posso garantir a você é que valerá a pena o esforço, e você será grato pelos nãos que teve que dizer em nome do seu sonho.