Olá desenvolvedores, no artigo de hoje apresentarei a vocês o modelo mental do mapa de estudos do Java Web. Ou seja, vou mostrar para vocês a linha de estudo a ser seguida para que você se torne um programador Java profissional. E respondendo a pergunta que provavelmente você se fará, esta linha de estudo leva em média 4 anos para ser cumprida.

Sim, é o tempo de uma faculdade empenhado em aprender uma única linguagem. Como já mencionado aqui você não aprenderá Java da noite para o dia, ou em seis meses ou um ano. Definitivamente não. Se tornar o profissional de sucesso que tenho certeza você deseja se tornar demanda tempo, dedicação e acima de tudo foco e disciplina. A senioridade virá com o tempo, e principalmente com a experiência, resolvendo problemas, criando soluções, apanhando e aprendendo. É assim, que um profissional é talhado, no dia a dia de muito trabalho e estudo.

E não é na faculdade que você aprenderá, com sorte você sairá da faculdade sabendo fazer um cadastro. E ainda assim, para tanto será preciso ser um aluno dedicado, e evoluir no tempo que os outros dormem e se divertem. E não estou aqui diminuindo a importância da graduação, mas este é um fato, a faculdade lhe indicará o caminho, apontará as possibilidades. Mas um programador se faz com tempo de dedicação superando desafios e muito, muito estudo.

PRIMEIROS PASSOS

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: Seja a faculdade ou qualquer curso que tencione te ensinar do zero, começará com a lógica de programação. É onde tudo começa e onde você começará a aprender a pensar como um programador. A lógica de programação refere-se a forma como um programa de computador é escrito.

ALGORITMOS: Aqui você aprenderá a resolver problemas entendendo que para todo problema existe uma sequência ordenada de passos que resultam em alguma solução. Algoritmos são como uma receita de bolo, um passo a passo a ser seguido.

ESCOLHA A SUA LINGUAGEM: E aqui está o ponto que poderá a vir direcionar a sua carreira, onde você escolherá que linguagem de programação quer aprender. E talvez ao longo do caminho, até se encontrar ou descobrir o que realmente quer você, é possível que mude de linguagem algumas vezes. Mas não demore muito, escolha e dedique-se a ela com afinco. E se escolher o Java, seja bem-vindo ao curso de Formação Java Web.

JAVA E ORIENTAÇÃO A OBJETOS: Se escolheu o Java, parabéns, pois além de rápido, seguro e confiável, o Java é uma linguagem de programação orientada a objetos.  Significa que você aprenderá a representar na forma de algoritmos, objetos do mundo real. Recomendo estudar orientação a objetos com muita dedicação, aprenda, domine orientação a objetos.

2ª FASE

JAVASCRIPT, CSS e HTML: já familiarizados com o ambiente de desenvolvimento Java, daremos nossos primeiros passos na programação web, com a linguagem de marcação HTML. CSS, que nos permitirá dar algum estilo ao nosso documento HTML. E por fim o JavaScript, é com ele que tornaremos nossa página interativa e dinâmica, tornando-a atrativa para o usuário.

É aqui que a segunda fase começa de fato a ficar interessante. É nesta fase que realmente você começará a aprender a desenvolver sistemas.

JSP E FRAMEWORKS MVC: Quer aprender a gerar páginas web de forma dinâmica? O que você aprenderá om tecnologia JSP – Java ServerPages servirá de base para um desenvolvimento web dinâmico. E neste contexto aprenderá também o padrão de arquitetura de software MVC, que grosso modo separa a representação da informação, da interação do usuário com ela.

WEB SERVICES: OS serviços web estão em uma categoria muito importante, na verdade é a síntese da nossa linha de aprendizagem. Eles são um conjunto de métodos ou funções de uma aplicação. Ou seja, trata-se de uma arquitetura estrutural que permite a comunicação entre diversos serviços web.

SQL E BANCO DE DADOS: poderíamos resumir da seguinte forma: “não existe sistema que seja relevante sem uma base de dados que o sustente”. É no banco de dados que ficarão armazenados todos os dados do sistema. E o SQL é a linguagem que nos permite essa interação com o banco de dados.

JSF, PRIMEFACES E ORM: Entenda o que é persistência de dados, e como as especificações JSF – JavaServer Faces, e JPA – Java Persistence API, atuam juntas na construção de interfaces de usuários de sistemas web. Aprendendo também sobre frameworks ORM. E por meio deles, estabelecer conexão com o banco sem que seja necessário escrever códigos de conexão a todo momento.

CHEGANDO LÁ

ARQUITETURA REST E API: O que faz com que sua API seja considerada RESTFULL? O que é a arquitetura REST e como essa arquitetura desenhada para servir aplicações em rede funciona? Quais são seus benefícios e principais características?

SPRING MVC THYMELEAF: o Thymeleaf é uma alternativa ao uso de componentes baseado em JSP. E neste módulo você vai aprender como usar este moderno mecanismo para processar e criar XML / XHTML / HTML5. Da tecnologia ao framework Spring MVC Model-View-Controller (em português: Arquitetura de Modelo-Visão-Controle) para a criação de aplicações Web com base no padrão MVC.

EM POUCAS PALAVRAS

Não tem como pular etapas, não tem como pegar atalho, este é o caminho sintetizado para que você se torne um profissional desejado pelo mercado. Para que seja as empresas a irem atrás de você e não o contrário. Do contrário, terá que se contentar com salários baixos. Claro que percorrer parte deste caminho já lhe capacita para seu estágio ou mesmo seu primeiro emprego. Mas é aí que deverá intensificar seus estudos para evoluir sempre e começar verdadeiramente a subir degraus na carreira de programador.