Olá desenvolvedores, implantando um sistema em Java é o nosso tutorial de hoje. Depois de passar por todas as etapas, algoritmo e lógica de programação, orientação a objetos, implementação de um sistema de cadastro de usuário e produtos. Iremos agora finalmente implantar o sistema, conhecer os caminhos, entender que conhecimentos precisa ter e como fazer.
Assim, o caminho que seguiremos aqui, é o mesmo que deverá adotar com o seu cliente. Exceto se for uma hospedagem cloud, neste caso existe algumas particularidades que veremos adiante.
Recapitulando o que temos, provavelmente em seu computador você tem instalado o Java, o banco de dados PostgreSQL, o servidor Apache Tomcat, e as variáveis de ambiente devidamente configuradas. E está tudo funcionando perfeitamente.
Na subpasta bin do Tomcat, dê um duplo clique no arquivo startup para executá-lo, é por ele que iremos subir o servidor. No navegador digite localhost e o número da porta, no meu caso localhost:8081. Se o Tomcat não apresentar nenhum erro a página de configuração do TomCat irá responder. E aqui teremos uma ideia do que é configurar um servidor, e assim podermos exportar a nossa aplicação, isto é, iremos gerar o arquivo do projeto e implantar no servidor.
EXPORTANDO O PROJETO
A exportação de um projeto é bem simples, selecione a pasta do projeto, clique com o botão direito sobre a pasta >> Export >> WAR File. No painel que irá abrir, defina um nome para o seu Web Project, informe o caminho de destino, e desative a opção “Optmize for a specific server runtime”. Clique em Finish e um arquivo .war será gerado no local indicado.
Desligue o servidor clicando em “shutdown” na pasta bin. E então mova o arquivo gerado para dentro da subpasta webapps que está dentro da pasta do Apache Tomcat. E novamente start o servidor clicando em startup.
E embora o acesso seja feito da mesma maneira, agora o projeto está rodando independente da IDE Eclipse estar aberta ou fechado. Ou seja, para acessar o projeto informamos o nome do servidor, a porta e o nome do projeto, agora o nome dado ao arquivo .war. localhost:8081/curso-jsp. O servidor pega o arquivo fonte compactado e o descompacta dentro da pasta webapps mesmo.
Mas então é assim que o meu cliente irá acessar o projeto? Não. Será necessário obter o ip da máquina onde instalou o sistema, e assim, substituirá o localhost pelo endereço IP.
DESCOBRINDO O IP DA MÁQUINA
Para descobri o endereço IP da máquina onde o sistema está instalado acesse o terminal utilizando a combinação de teclas WINDOWS + R, escreva CMD no campo de busca e confirme. Com o prompt de comando aberto digite IPCONFIG. O mesmo pode ser feito utilizando o Windows PowerShell. Você poderá encontrar o IP da máquina identificado como Endereço IPv4.
EM POUCAS PALAVRAS
E agora você pode acessar o sistema de qualquer dispositivo que esteja na mesma rede. Porém, é preciso ter configurado as variáveis de ambiente de forma correta.
Mas e seu eu desligar a máquina e quiser acessar o sistema, terei que ligá-la e startar novamente o Tomcat? Não. Bom, a máquina terá sim que ser ligada novamente, mas para não ter que ligar de novo o servidor Tomcat, será necessário colocá-lo como serviço, e então ele iniciará automaticamente junto com a máquina. E você poderá fazer esta configuração seguindo este tutorial, “Apache Tomcat como serviço”. Bom, eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.