Olá desenvolvedores, neste artigo apresentarei a vocês alguns conceitos sobre o HQL – Hibernate Query Language por meio dela podemos inserir, armazenar e recuperar objetos Java utilizando o prático ORM – Object-Relational Mapping. Com HQL podemos fazer as já conhecidas operações de banco de dados, conhecidas como CRUD (SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE), mas não é permitido alterar a estrutura da base de dados.
Com Hibernate é possível utilizar sim, o SQL– Structured Query Language puro, visto que ele tem essa capacidade de abstração. No entanto, para fazer jus a sua capacidade de tornar o desenvolvimento das aplicações mais rápido e prático, é melhor fazer usa da própria linguagem de consulta do framework, o HQL.
A Linguagem de Consultas do Hibernate, o HQL, é bem semelhante ao SQL. No entanto, diferente desta, ela é totalmente orientado a objetos, compreendendo assim conceitos de herança, polimorfismo e associações. Com ele pensamos em termos de objetos e não na tabela da base de dados.
Dessa forma de acordo com a estrutura que foi montada de classes e objetos Java mapeado com as especificações do Hibernate, é que vamos determinar como os armazenamentos e/ou recuperação dos objetos acontecerá.
SOBRE PERFORMANCE
Apesar do aumento de produtividade, mais rapidez e praticidade no desenvolvimento, é preciso cuidar da performance da sua aplicação quando da utilização de um framework. O SQL puro é obviamente mais rápido do que um framework.
Desse modo, quando se utiliza um framework é preciso ter entendimento acerca da quantidade de dados que está sendo carregada, para não colocar em produção uma aplicação lenta. Em suma, novamente, é preciso conhecimento, para saber em que situação utilizar ou não uma solução pronta.
EM POUCAS PALAVRAS
Enquanto a estrutura da base de dados relacional é focada no banco de dados em si, no relacionamento entre as tabelas, o HQL é focado exclusivamente na orientação a objetos. Então, não há a menor possibilidade de trabalhar com o HQL sem dominar a Orientação a Objetos.
É por isso que em nossos artigos e tutoriais enfatizamos a importância de nunca avançar com dúvidas. Em programação os conhecimentos se relacionam e dessa forma, um conceito aprendido hoje poderá ser importante para a aprendizagem de um novo framework ou um novo assunto dentro desta ou daquela linguagem.