Olá desenvolvedores, hoje iremos conversar sobre os requisitos que uma hospedagem deve ter para hospedar sistema desenvolvidos em Java. Já vimos aqui, em “HOSPEDAGEM: SITES X SISTEMAS” que há diferenças entre hospedagens para sites e portais e hospedagens para sistemas. Mas quando se trata de Java, será que existes alguns requisitos extras para serem considerados? É o que iremos descobrir.
Vou apresentar a vocês algusn itens para que possam fazer o checklist no momento de contratar um provedor de hospedagem para seus projetos. É importante analisar tudo o que a hospedagem tem a oferecer, e na falta de alguns desses requisitos entre em contato com o suporte e converse, pergunte se eles não possuem este ou aquele item.
Normalmente na página de vendas eles só listam as necessidades mais comuns ou os benefícios que podem ser mais atrativos para quem está buscando por uma hospedagem. Mas você deve ir além, faça perguntas para ter certeza que o serviço cobrirá todas as suas necessidades. E com isso aproveite para testar o suporte.
REQUISÍTOS MÍNIMOS
O primeiro requisito é verificar se a JVM – Java Virtual Machine é privada e não compartilhada, isto é, significa se você terá uma instância do Java dedicada ao seu sistema. Uma JVM compartilhada pode implicar, por exemplo, em um número grande de projetos disputando a memória do Java. Não, definitivamente não dá.
Assim, 256 MB é o mínimo de memória HEAP – área da memória para alocação dinâmica de variáveis, onde são criados os objetos com o operador new, para o JVM.
É preciso verificar qual banco de dados o serviço de hospedagem suporta, se PostgreSQL ou MySQL, que são os mais comumente utilizados em aplicações Java. Além de verificar se a hospedagem suporta também o ecossistema Java EE – sistemas corporativos e Spring Framework.
Nesse sentido é preciso suportar várias versões do Java e do Tomcat. Este é um cuidado importante o provedor deve dar suporte tanto a versões mais antigas quanto as mais recentes. É comum que em função de uma dada especificação um projeto precise ser desenvolvido sob a versão x ou y.
REQUISITOS COMUNS
Existes alguns requisitos que não estão diretamente atrelados a capacidade do serviço de hospedagem de receber sistemas desenvolvidos em Java, mas que também são importantes de serem verificados.
Por exemplo, a hospedagem possui um serviço de registro de domínio próprio? Adianto a você, adquirir o domínio onde você hospeda seu projeto garante uma maior facilidade no momento de configurar. Aliás, via de regra pode nem ser preciso proceder com alguma configuração de domínio. Mas certamente será uma necessidade se você adquirir o domínio de outro serviço.
Como sempre é importante atentar para suporte, principalmente se ele está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Bem como a rapidez com que você pode obter uma resposta do suporte.
Alta velocidade de tráfego é um requisito a ser observado, mas também é o que se espera de qualquer hospedagem, banda larga, velocidade e baixa taxa de latência.
E se você é freela ou está começando sua própria agência certamente trabalhara em vários projetos, nesse contexto, banco de dados, projetos e armazenamento ilimitados são uma necessidade. Escolha um pacote que lhe ofereça esta condição para que mais do que não ter problemas você não tenha prejuízo no futuro tendo que contratar um novo plano.
EM POUCAS PALAVRAS
No momento de escolher seu provedor de hospedagem este consciente das suas necessidades bem com do que o serviço a ser contratado poderá oferecer para supri-la. É verdade hospedagens para sistemas desenvolvidos em Java tendem a ser mais caras, mas trabalhando de forma consciente e responsável, logo seus projetos estarão pagando a conta com folga.