Olá desenvolvedores, começamos aqui uma série sobre hospedagem de sites. Como escolher a melhor hospedagem para sua aplicação desenvolvida com Java? O que levar em consideração no momento da escolha? Que recursos esta hospedagem precisa ter? Espero responder todas essas suas dúvidas ao longo dessa série sobre “Hospedagem do sistema Java na Web”. Vem comigo.

É de extrema importância que você, programador, saiba como deixar seu sistema disponível na web. E é igualmente importante que você saiba que características e recursos o serviço de hospedagem deve ter para atender as necessidades da sua aplicação.

Todo serviço dessa natureza precisa ter uma grande infraestrutura, o quem TI – Tecnologia da Informação, é chamado de Data Center. O Data Center é também conhecido como centro de processamento de dados (CPD), é o local onde os sistemas ficam hospedados. A ideia central por trás de um Data Center é que ele proporcione escalabilidade, segurança, controle de recursos e redução de custos.

E não é algo que a gente consiga fazer na sala de casa. Um Data Center é composto por centenas de computadores robustos, potentes, com hardwares dedicados e especialmente selecionados para que se integrem com perfeição. Nestes computadores estão também instalados todos os softwares necessários para receber a sua aplicação, especialmente o banco de dados.

O QUE É UMA HOSPEDAGEM?

Falamos que um serviço de hospedagem precisa de uma Data Center para existir. Mas o que realmente é uma hospedagem? É um serviço que possibilita que tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas guardem (hospedem), sistemas, arquivos, imagens, vídeos e outros deixando-os acessíveis na web.

Estas empresas que prestam serviços de hospedagens de sistemas/sites, os provedores, o que eles fazem é fornecer um espaço em sua infraestrutura, isto é, em seus servidores. Este espaço deve ficar disponível para acesso 24 horas por dia.

Por exemplo, as aulas do curso de Formação Java Web estão hospedadas em um serviço desta natureza, em uma Data Center. E provavelmente estas aulas estão hospedadas na nuvem. A hospedagem na nuvem é chamada de hospedagem cloud ou cloud computing.

A hospedagem Cloud compreende a interligação de servidores virtuais a diversos computadores com o objetivo de aumentar a capacidade de processamento e armazenamento. Na nuvem o seu sistema estará hospedado em um cluster. Um cluster é um aglomerado de computadores interligados trabalhando em conjunto. Dessa forma, se o servidor que estiver hospedando o seu sistema falhar, um segundo servidor entrará em ação mantendo a sua aplicação no “ar”.

MUITO ALÉM DE SÓ HOSPEDAR SISTEMAS

Com o serviço de hospedagem contratado você pode fazer mais do que simplesmente hospedar sistemas. Você pode, por exemplo, hospedar seu portfólio. E olha que máximo, você pode desenvolver seu portfólio do jeito que você quer e hospedá-lo no provedor que você contratou.

Ou ainda, você estará preparado para projetos que exigem urgência para serem colocados online. E poderá faturar, se você paga R$ 100,00 para o serviço de hospedagem, você pode cobrar R$200,00 ou mais do seu cliente para manter o serviço dele hospedado.

As possibilidades não param por aqui, você pode alugar um espaço na sua hospedagem para um amigo. Criar projetos com este amigo ou colegas de trabalho. Não faltarão opções para que a hospedagem que você alugou retorne muito mais sobre o valor investido.

CATEGORIAS DE HOSPEDAGEM

Mas o poder dessa hospedagem depende da categoria do serviço que você escolher. Uma hospedagem com recursos compartilhados pode resultar em grandes dores de cabeça, como lentidão por exemplo, visto que seu sistema está compartilhando recursos. Então precisamos entender um pouco sobre isso, sobre categorias de hospedagem. Antes, porém, observe o quadro abaixo.

COMPARTILHADA: A hospedagem compartilhada embora seja a mais utilizada em função do baixo custo, não é a que mais recomendo. E por que? Pela limitação do uso dos recursos, se seu site ou sistema tiver muitos acessos ou tráfego, vai gerar uma sobrecarga, o servidor não vai aguentar e sua aplicação poderá ficar temporariamente fora do ar.

PRIVADA: Se o seu sistema é comercial, um provedor privado pode ser uma boa escolha. Neste caso os recursos disponíveis não são compartilhados com outras aplicações. É um serviço sob demanda.

VPS – Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado): embora se trate de um servidor com múltiplos usuários, a tecnologia de virtualização utilizada é o que vai possibilitar oferecer a sua aplicação recursos dedicados. É ideal para um sistema bancário, por exemplo.

DEDICADA: Em um provedor dedicado, o servidor inteiro é exclusivamente dedicado à sua aplicação. Você não estará alugando um espaço no servidor, mas um servidor completo e exclusivo para a sua utilização. É ideal para aplicações robustas.

EM POUCAS PALAVRAS

Agora você sabe que uma hospedagem compreende um parque tecnológico com um enorme Data Center. Entende um pouco sobre as categorias de hospedagem e como você pode explorar os recursos de uma hospedagem. Então, eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial.