Olá desenvolvedores, hoje iremos na prática escolher nossa hospedagem, você vai conhecer o processo e vou tentar neste caminho sanar as dúvidas que por ventura você pode ter. O serviço de hospedagem que eu utilizo e recomendo é o da MochaHost, e é este serviço que vou mostrar para vocês como funciona.
Mas fique à vontade para pesquisar e optar por outra hospedagem, você já sabe os problemas de escolher um serviço de hospedagem gratuito. Sabe que o provedor que hospeda seu site ou portfólio pode não dar suporte a hospedagem de sistemas desenvolvido em Java. E mais, sabe quais características observar. Você está mais do que pronto para fazer sua própria escolha.
DICA PARA OBTER AJUDA DO SUPORTE
Se mesmo após a aula, e a leitura deste artigo você ainda permanecer com alguma dúvida, como disse, você pode solicitar ajuda do suporte da própria MochaHost.
No entanto, existe uma particularidade do suporte, o formulário pedirá que obrigatoriamente você informe o domínio do seu projeto. E isso porque neste caso, o suporte está direcionando para quem já é cliente, mas se você só quer uma informação não haverá domínio para informar.
Então, entre com um domínio, digamos, genérico, como “google.com”, é sério, informe o domínio do Google para que você possa obter do suporte a ajuda que precisa. E se eles forem atenciosos e esclarecerem a sua dúvida, certamente logo você se tornará um cliente.
Um dos motivos que me levaram a escolher a MochaHost foi a qualidade e rapidez do suporte. Um bom suporte é fundamental, problemas podem e vão ocorrer, não se iluda. Mas a grande questão é, com que velocidade eles resolvem ou auxiliam na solução do suporte, qual é a disponibilidade do serviço de hospedagem para o suporte. Um bom suporte pode representar a diferença entre a rápida solução ou grandes dores de cabeça.
ENTENDENDO A MOCHAHOST
A MochaHost oferece uma gama de opções que vão desde a hospedagem de sites simples, passando por wordpress a grandes sistemas desenvolvido com a linguagem Java.
A nossa escolha será “Hospedagem Java Tomcat”. E note, eles oferecem, como mostrado em “HOSPEDAGEM PARA SISTEMAS JAVA WEB” hospedagem compartilhada – não recomendado, privada, VPS e dedicada. O plano de uma hospedagem dedicada não aparece descrito na página. Por se tratar de uma escolha bem específica, para objetivos bem específicos, é preciso entrar em contato para contratar este serviço.
Mas se você olhar para o plano Busines JVM privado verá que que ele atende a todos os requisitos que listamos em “HOSPEDAGEM – JAVA: REQUISITOS”. O plano, que é inclusive o mais vendido oferece hospedagem ilimitada de projetos, trafego mensal, espaço em disco também ilimitados. Várias versões do Tomcat, do JDK, suporte a tecnologias como JSF, Spring, Hibernate, banco de dados MySQL, PostgreSQL. E não apenas isso, este plano suporta ainda PHP, Phyton, Perl.
EM POUCAS PALAVRAS
Este serviço de hospedagem traz uma série de outros benefícios, e é com ela que iremos trabalhar. Muitos alunos me perguntam qual a melhor hospedagem para as aplicações que estão desenvolvendo, então agora em uma série de textos informativos aqui está resposta. Leia todos eles, tire suas dúvidas, e se ainda restar alguma dúvida, contate o suporte.