Olá desenvolvedores, hoje iremos falar sobre hospedagem gratuita e porque definitivamente você não deve utilizar. Já vi em nossos grupos alunos perguntando qual é a melhor hospedagem gratuita. Não, não, não existe melhor ou pior hospedagem gratuita, você simplesmente não deve usar hospedagens gratuitas. E neste texto vou explicar o porquê.

É comum quando digo para não usar hospedagem gratuita o aluno responder que é somente para deixar o portfólio, ou um projeto de amigos, ou um sistema de teste. Apenas pense sobre o que vou lhe falar.

Um cliente chega até você, logicamente precisando dos seus serviços. E logicamente também ele não espera menos do que um serviço profissional. Ou ainda, tenho uma empresa e estou querendo contratar um programador, recebo seu currículo com os links para o seu portfólio e projetos. E ele está hospedado em uma plataforma gratuita. Mas ainda assim vou testar seu sistema, e ele ou está lento ou nem abre.

Hospedar seu sistema ou portfólio em um serviço gratuito me diz que você não se importa em oferecer um serviço lento. Uma pesquisa da Microsoft entre 2000 pessoas no Canadá, demonstrou que nossa capacidade de manter uma atenção focada é de apenas 8 segundos. Não espere que um recrutador aguarde todo este tempo para ver seu portfólio enquanto existe muitos outras opções esperando para serem analisadas.

Ok, você tem o Git Hub com o seu código, e isso é ótimo. Mas o recrutador quer ver seu sistema funcionando, e não quer esperar muito para isso. Por que correr o risco? O serviço poderá sair do ar a qualquer momento e normalmente para essa categoria de hospedagens a empresa não oferece suporte ou oferece um suporte limitado.

A MOTIVAÇÃO POR TRÁS DA HOSPEDAGEM GRATUITA

Normalmente quando um provedor oferece em sua cartela de serviços uma hospedagem gratuita, ele está praticando um modelo de negócios chamado freemium (free + premium). Este modelo de negócio pressupõe a oferta de um serviço de forma gratuita, porém outros atrativos itens do serviço são cobrados a parte.

É um modelo de negócios legalmente válido, mas com restrições para o usuário free. E via de regra estas restrições são tão grandes que não compensa utilizar o serviço no modelo gratuito.

11 MOTIVOS PARA NÃO ESCOLHER UMA

MOTIVO #1 – SERVIÇO PÉSSIMO E LENTO: O serviço é limitado, com pouca capacidade para armazenamento e baixa capacidade de processamento. Quase nenhum recurso adicional é oferecido e via de regra é um serviço lento.

MOTIVO #2 – PODE SAIR DO AR A QUALQUER MOMENTO: Em uma hospedagem gratuita, são muitos sites hospedados compartilhando o mínimo de recursos possíveis. É comum, nesta categoria de serviços que os sites fiquem offline ou instáveis por um período longo.

MOTIVO #3 – NÃO TEM SEGURANÇA DOS DADOS: Há É comum que não haja grande investimentos de segurança em serviços gratuitos, o que deixa seu sistema mais suscetível a ataques e ameaças.  E seu site pode até ser removido sem nenhum prévio aviso.

MOTIVO #4 – NÃO TEM SUPORTE: Não existe suporte ou se existe ele é limitado. Novamente, não há grandes investimentos em serviços gratuitos. Manter um suporte 24 horas é um serviço caro que requer investimento.

MOTIVO #5 – NÃO TEM BACKUP AUTOMÁTICO:  Muitos serviços de hospedagem gratuita são claros e taxativos ao informar “Este serviço free (grátis) não possuí garantias”. Sim a qualquer momento você pode perder tudo.

MOTIVO #6 – FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO LIMITADAS: Dependendo da finalidade da sua aplicação, este é um recurso de extrema importância para se abrir mão.

MOTIVO #7 – TRÁFEGO LIMITADO E LENTO: nem pense em tráfego ilimitado quando se trata de um serviço gratuito. Alguns serviços já apresentarão instabilidade com acesso simultâneo de apenas mil usuários.

MOTIVO #8 – ARMAZENAMENTO LIMITADO: Você terá disponível apenas alguns gigas de armazenamento. Para o crescimento do seu sistema este pode ser um grande problema.

MOTIVO #9 – QUANTIDADE LIMITADA DE SITES E SISTEMAS: E por limitada quero dizer um site ou sistema. Ou só o banco de dados, quando muito um sistema e o banco de dados.

MOTIVOS BÔNUS

MOTIVO #10 – É DE GRAÇA. NÃO RECLAME: Quando se trata de serviços gratuitos, pode acontecer de nem ter para quem reclamar. O serviço é gratuito, e suporte tem custo. Com frequência você terá que se virar sozinho.

MOTIVO #11 – VOCÊ SEU CLIENTE FICARÃO A VER NAVIOS: Nunca, em hipótese alguma hospede o sistema do seu cliente em um provedor de hospedagem gratuita. Por todos os motivos que listamos aqui e principalmente por que não demonstra profissionalismo da sua parte.

EM POUCAS PALAVRAS

Nem todos os serviços gratuitos se encaixem em todos esses 11 motivos. Talvez nenhuma se encaixe em todos eles. E provavelmente existem outros motivos que não listei. Mas entenda, um serviço gratuito nunca terá todos os recursos de um serviço pago e consequentemente não será melhor também. Há riscos, e você deve conhecê-los para decidir se vale a pena ou não. Eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial.