Olá desenvolvedores, neste tutorial sobre o módulo JPA + Hibernate iremos aprender como criar o primeiro projeto com Maven. Estamos no contexto de otimização de processos, neste cenário o Maven é uma ferramenta de gerenciamento e automação de construção (build) de projetos.

Trata-se de uma ferramenta que além de estimular o uso das melhores práticas tão importantes a programação, ela fornece ainda diversas funcionalidades que poderão ser usufruídas por meio da instalação de plugins.

Assim, neste tutorial iremos criar o projeto Maven, configurar o JUnit para uma versão mais atual, configurar também as dependências do PostgreSQL e do Hibernate.

CRIANDO PROJETO MAVEN

Para criar um projeto Maven com a sua IDE Eclipse aberta clique em File >> New >> Other e na área de pesquisa “Wizards” busque por Maven, selecione a opção “Maven Project” >> Next.

Na próxima tela clique novamente em Next >> Next e então escolha um nome para o projeto. Atente-se para o fato de que o nome do package não aceita traços ou caracteres especiais. Clique em Finish.

COMFIGURANDO A VERSÃO DO JAVA

O próximo passo é verificar a estrutura do projeto, e, principalmente a versão do Java, veja que neste caso ela está na versão 1.5, mas queremos a versão instalada na máquina, que é a versão 1.8.

Selecione a pasta correspondente a versão do Java, a pasta JRE System Library [J2SE-1.5], clicando com o botão direito do mouse sobre ela >> Properties. Na tela que abrirá selecione a versão correta do Java.

Você pode fazer isso de duas maneiras, selecionando a opção Execution environment ou por meio da JRE selecionando a opção Alternate JRE. Feito isso clique em OK.

Agora clique com o botão direito do mouse sobre o projeto que acabou de criar >> Properties. Na tela de propriedades selecione a opção “Java Compiler” e em “Compiler Compliance level” corrija também a versão do Java para 1.8.

O mesmo para a opção “Java Build Path”, na aba Libraries selecione “JRE System Library [jre1.5.0_131]” >> Edit, em “Alternate JRE” ou “Execution environment”, escolha a versão correta. Tendo Finalizado clique em OK >> Yes.

ATUALIZANDO O JUNIT

Verifique dentro da pasta “Maven Dependencies” a versão do JUnit. Para atualizar para uma versão atual clique sobre o arquivo pom.xml. É por meio deste arquivo que faremos o download das dependências.

E como iremos apenas atualizar uma versão já existente na aba pom.xml altere dentro da tag version, a versão atual para a versão desejada. Salve e a versão será atualizada.

DEPENDÊNCIAS DO POSTGRESQL

Para baixar as dependências do PostgreSQL clique aqui ou pesquise por “PostgreSQL JDBC Driver” para ver outras opções. Na página da versão selecionada copie todo o código XML e cole no arquivo pom.xml logo abaixo da dependência do JUnit e salve para que seja feito o download e as dependências carregadas.

DEPENDÊNCIAS DO HIBERNATE

Para baixar a dependência da versão 5.2.6 do Hibernate clique aqui ou pesquise por “Dependencia do Hibernate Maven” para ver outras opções. Na página da versão selecionada copie todo o código XML e cole no arquivo pom.xml logo abaixo a dependência do PostgreSQL e salve para que seja feito o download e as dependências carregadas.

OUTROS AJUSTES

Agora dentro das pastas src/main/java e src/test/java delete os arquivos App.java e AppTest.java respectivamente.

O JPA e o Hibernate utilizam um arquivo de configuração em xml onde o Hibernate é ativado. O nome deste arquivo pode variar, você pode encontra-lo com o nome de “Hibernate” ou “Persistence”.

Para gear este arquivo selecione o projeto “pos-java-maven-hibernate” clicando com o botão direito sobre ele >> Properties. Em “Project Faces” clique em “Convert to faceted form..” selecione as opções “JPA”. Na aba a esquerda em Runtimes marque a opção “jre1.8.0_131”. Clique em OK e o arquivo “persistence.xml” será gerado dentro da pasta META-INF.

Quando colocarmos o projeto no ar, é dentro da pasta META-INF que o Hibernate procurará pelo arquivo “persistence.xml” para se conectar com o banco de dados.

EM POUCAS PALAVRAS

Neste tutorial criamos o projeto Maven e dentro dele atualizamos o JUnit, procedemos com o download das dependências do PostgreSQL e do Hibernate. Excluímos os arquivos que não serão utilizados e geramos o arquivo de configuração do framework Hibernate, o “persistence.xml”.