Olá desenvolvedores, neste tutorial aprenderemos como implementar o método para deletar um registro utilizando o Hibernate. O registro será excluído a partir do identificador (id).

MÉTODO DELETE()

O método deletarPorId() será implementado, assim como os métodos salvar() e updateMerge() na classe DaoGeneric. O método receberá uma entidade como parâmetro, desse modo, a assinatura do método ficará como exemplificado na imagem abaixo.

No escopo do método o primeiro passo é identificar a chave primária, o identificador – “id”. Esta é a melhor forma de identificar um registro em uma base de dados.

Object id = HibernateUtil.getPrimaryKey(entidade);

Após identificação do “id”, instancia-se a transação, que é o método que instancia uma interface responsável pelo gerenciamento de transações das entidades.

EntityTransaction transaction = entityManager.getTransaction();

Assim para abrir o escopo de transação do EntityManager é preciso primeiro, iniciar a transação.

transaction.begin();

E agora iremos mandar uma instrução SQL – Standard Query Language direto para o banco de dados. O que é especialmente útil quando se deseja utilizar recursos específicos do banco de dados, como por exemplo, enviar um comando de delete direto para a base de dados.

Desse modo, iremos deletar a entidade, é preciso montá-la na query, assim, quando o respectivo “id” for igual ao “id” informado o registro será deletado.

E então commitamos os dados persistidos. O commit é o ato de enviar dados ou códigos para serem armazenados, neste caso, gravado em um banco de dados.

transaction.commit();

TESTANDO A APLICAÇÃO

Na classe TesteHibernate criaremos o método TesteDelete(), atente-se para o fato de que para excluir um registro, é preciso primeiro consultar se ele existe.

Para “rodar” o teste selecione o método que deseja executar, clique com o botão direito do mouse sobre ele >> Rum As >> JUnit test. Se após a execução do método, nenhum erro for apresentado no console, basta então conferir na base de dados se o registro foi de fato excluído.

EM POUCAS PALAVRAS

Entendendo o princípio, implementar todos os métodos referente as operações é bem simples. Mas é preciso entender a lógica e as regras que regem a implementação com o Hibernate. Portanto, como não me canso de repetir, pratique, faça as próprias implementações, e não avance com dúvidas.