Olá desenvolvedores, neste tutorial criaremos nossa primeira entidade, e a mapearemos com as anotações do Hibernate. No tutorial “CLASSE JAVA HIBERNATE UTIL” criamos e estruturamos a classe que é a responsável por ler o arquivo de configuração persistence.xml.
Agora, iremos aprender como criar uma tabela de forma automática com o framework para persistência de dados Hibernate.
O primeiro passo é criar um pacote Java clicando com o botão direito do mouse sobre o projeto >> new >> Package. Atribua ao pacote o nome padrão “model”, dentro deste pacote colocaremos as classes e entidades que irão gerar a tabela no banco de dados.
CRIANDO A ENTIDADE
O segundo passo será criar dentro do package uma classe UsuarioPessoa. E para que o Hibernate possa identificar a classe como uma entidade e entender que os objetos dessa classe deverão ser persistidos na base de dados utilizaremos a anotação @Entity.
Esta classe precisará ser mapeada no arquivo de persistência, o persistence.xml. Assim, antes da declaração das propriedades, deveremos mapear a classe.
<class>model.UsuarioPessoa</class>
Toda entidade deve ter uma primary key como atributo, e esta chave primária deverá ser anotada com @Id do pacote javax.persistence. Assim, não será necessário criar uma sequência de registros no banco de dados. A outra anotação é a @GeneratedValue que deve ser declarada sempre que a geração do valor da chave primária for de responsabilidade do banco de dados.
A partir deste ponto cria-se os atributos da classe normalmente, e igualmente deve se gerar os métodos Getters and Setters… para todos os atributos.
private String login;
private String email;
private String senha;
private String nome;
private String sobrenome;
TESTANDO CRIAÇÃO AUTOMÁTICA DE TABELAS
Para testar se a aplicação está criando a tabela de forma automática, precisamos neste momento de uma classe de teste, a TesteHibernate.java, implementada como mostra a imagem.
Assim, selecione o nome da classe e clique com o botão direito do mouse >> Ruan As >> JUnit Test. Evá até o banco de dados para verificar se a tabela foi de fato criada.
EM POUCAS PALAVRAS
Neste tutorial você pôde observar que é bem simples e rápido criar uma tabela no banco de dados com o Hibernate e sem precisar utilizar SQL puro. E só é preciso criar a classe com suas respectivas anotações e mapeá-la no arquivo de persistência.