Olá desenvolvedores, hoje iremos implementar melhorias e algumas correções no formulário de cadastro, otimizando-o ainda mais. Se você seguiu à risca a nossa implementação, então deverá começar a correção pelos objetos. Na página cadastroUsuario.jsp perceba que dois objetos carrega a mesma variável para o Estado quanto para IBGE. Proceda com a correção como mostrado abaixo.

Como ambos apontavam para o Estado, mostravam então o mesmo resultado, ou seja, a sigla correspondente ao Estado que o serviço ViaCEP apontou. Após a correção o campo do IBGE aponta agora para o código específico.

Olhe atentamente para o nosso formulário, um formulário “corrido” que se “estende” ao longo da página, não é nada agradável de visualizar. Assim, para melhorar esta visualização moveremos alguns destes campos para que fiquem lado a lado.

E como faremos isso? O formulário possui 11 campos, dessa forma iremos a partir do sexto campo que é o CEP, recortar e colar na mesma linha que o primeiro campo. E assim sucessivamente procederemos com os demais.

Esta não compreende o que chamamos de uma solução ótima, mas já nos deixa em um lugar melhor do que estávamos antes.

FEEDBACK PARA O USUÁRIO

Uma característica importante de qualquer sistema é o feedback para o usuário, informá-lo se ação foi realizada com sucesso ou se houve falha. E se uma falha ocorreu onde e/ou que tipo de falha ocorreu. São estes feedbacks que o orienta, não o deixando navegar às cegas.

Assim, embora já implementada não “setamos” ainda um feedback para o usuário. Dessa forma, na servlet Usuario.java, quando a ação de salvar é invocada, no método doPost, por meio de uma requisição a mensagem será enviada e exibida na tela para o usuário. O atributo é recebido na página JSP cadastroUsuario.jsp.

O que você precisa saber é que se a aplicação fluiu até o ponto da mensagem, ou seja, antes de ser redirecionada com o view.forward(request, response) é porque os dados foram salvos com sucesso. Visto que informamos via getRquestDispatcher que a página deverá, depois de atualizar e/ou salvar “setando” por meio do request o usuário e os atributos, carregar a lista, e assim exibir os dados redirecionando para o cadastroUuario.jsp.

EM POUCAS PALAVRAS

Então é isso, trouxemos hoje um tutorial bem sucinto provendo apenas algumas melhorias para continuarmos a implementação. E ainda não acabou, há mais o que fazer. Eu fico por aqui e nós nos vemos no próximo tutorial.