Olá desenvolvedores, continuando nosso estudo sobre “ESTRUTURA DE REPETIÇÃO” com o Visualg. A primeira parte deste tutorial você pode conferir aqui, onde introduzimos os primeiros conceitos de laços de repetição, sintaxe e estrutura. Hoje contemplaremos o contesto do while. Assim como o for, o while executará uma instrução ou bloco de instruções zero ou mais vezes.
VÍDEO AULA – ESTRUTURA DE REPETIÇÃO (VISUALG) – PARTE II.
Lançamos também um desafio, onde deveriam ser impressos no console dez números inteiros, positivos de 1 a 10, em ordem decrescente. Sugerimos que, em caso de dúvida a documentação do Visualg fosse consultada. Aliás, a consulta a documentação de qualquer ferramenta ou linguagem é algo comum na vida do programador. Entretanto, não nos esquivamos de dar algumas dicas para ajudar na solução.
Veja aqui como ficaria a solução do exercício proposto, no Visualg:
A documentação do Visualg prevê que “se logo no início da primeira repetição, (valor inicial) for maior que (valor limite) (ou menor, quando (incremento) for negativo), o laço não será executado nenhuma vez”. Para que o decremento funcione, devemos que adicionar o (PASSO -1).
ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
Agora, dando sequência aos nossos estudos acerca da estrutura de repetição, agora com o while. Vamos então adicionar o comando [INTERROMPA]. Imagine uma situação onde quando dada condição fosse satisfeita você desejasse interromper o processamento da instrução de repetição.
Bem, suponhamos que você tenha uma lista de pessoas – uma lista de funcionários de uma empresa. E que você precise percorrer esta lista até encontrar um funcionário com salário de R$ 10000,00. Dessa forma, quando encontrar tal funcionário, você deseja que sejam exibidos alguns dados dele. E mais, será necessário que algum cálculo seja feito sobre o salário dele.
Os dados podem ser nome, número da matrícula, data que iniciou na empresa, cargo vigente, cargos ocupados anteriormente, inclusive o salário. Talvez você deseja saber em termos de espécie (salário) o quanto ele foi valorizado na empresa. Então para isso precisará saber quanto de aumento (em porcentagem) o funcionário teve desde que entrou na empresa.
Certamente você não saberia em que lugar da lista tal funcionário se encontra. Mas é certo que você entende que não há necessidade de continuar a busca uma vez que tenha sido encontrado. O que você precisa é que o bloco de ações sobre esta operação seja executado, e a busca interrompida. Isso economizará recursos e otimizará o desempenho do seu algoritmo.
VISUALG: APRIMORANDO O ALGORITMO IMPLEMENTADO
Uma vez compreendida a lógica a ser implementada em nosso algoritmo, vamos também modificar um pouco nossa proposição de exercício. Imprima no console números inteiros positivos, e interrompa quando encontrado o número 5.
Depois de declarada a variável, atribuímos o valor zero a ela [numero <- 0 ]. A estrutura começa com a variável “numero” sendo, a cada iteração incrementada em [ +1 ]. Isto é, a cada iteração é verificado se o “numero” é igual a 5. A variável número for diferente de 5, a variável é incrementada e o bloco de instrução executado.
Quando a variável for igual a 5, a execução será interrompida e o resultado é exibido na tela. Neste caso especificamente, poderemos adicionar também uma mensagem, informando o motivo da interrupção do processamento. Veja a saída nos dois casos.
DESAFIO
Seu DESAFIO constitui em implementar a segunda saída, mas como condição de parada temos que, o processamento será interrompido quando o resultado do número dividido por 5 for igual a zero.
DICA: Considere a implementação da versão do código cuja saída apresenta ao usuário uma mensagem. Qual ação você acredita que deverá ser realizada primeiramente? parar o código e só depois escrever no console ou primeiro escrever a mensagem no console para somente depois parar o código?
Parece óbvia a resposta, mas para quem está começando a programar agora, a resposta não é assim tão óbvia. Assim, refletir sobre ela, é também um exercício, então reflita sobre, mas escreva o código. É importante que você teste e veja por sim mesmo o que acontece em ambos os casos e porque acontece.
Estes exemplos são para que você possa brincar com o algoritmo enquanto pratica lógica de programação. E você pode ir além, pode criar e implementar seus próprios desafios. Esta é a ideia, imagine situações do seu dia a dia, e como você as resolveria implementando-as em linha de código.
MAIS CÓDIGOS
Pense na seguinte situação, e se a condição para interromper não for encontrada, até quando ele irá processar? Neste caso podemos implementar uma outra condição, execute até que a variável seja igual a [10].
Ok, então queremos agora que o nosso algoritmo interrompa o processamento quando encontrar o valor 15. A implementação considerará uma lista de 10 posições, que vai de 1 até 10.
Você pôde notar que ele não encontrou o valor desejado, visto que o mesmo está acima do limite de processamento. Entretanto, encontrou uma condição de parada. É fundamental que você sempre adicione uma condição de parada, caso a condição de interrupção não seja encontrada. Desse modo você não correrá o risco de que seu algoritmo entre em um loop infinito.
EM POUCAS PALAVRAS
Encerramos aqui a nossa série de tutorias sobre o Visualg-3.0 e as possíveis implementações. Neste caminho conhecemos este programa incrível. O Visualg, além de ter sido desenvolvido pensando nos iniciantes em programação, ainda é gratuito e está em constante evolução.
Começamos implementando um algoritmo bem básico e gradativamente subimos nosso grau de dificuldade. Muito embora a dificuldade aqui resida no pensamento lógico e não na implementação de algo complexo. E reforçamos nosso conhecimento acerca das estruturas de seleção If, else, if…else.
Fui incisivo até sobre a importância de aproveitar este momento para começar a desenvolver e solidificar sua mentalidade de programador. Visto que é ela que vai te salvar quando os problemas começarem a surgir. E principalmente quando começarem a ficar maiores. Os problemas irão surgir e a medida em que você for se desenvolvendo, eles se desenvolverão junto com você 😊.
Passeamos por uma série de conceitos e concluímos nossa jornada com as instruções de repetição, for e while. E como costumo falar, agora é com você, pratique, esteja atento, esteja presente.
Caros desenvolvedores, espero que tenham gostado
Aprenda mais sobre a lógica com Java.
Curso de programação para você
Selecionei os cursos on-line para você se preparar e abrir as portas para as vagas de programação. Conheça cada um dos cursos nos links oficiais abaixo.
🙂
Curso Profissional + Certificado + Acesso Vilatício + Suporte.
Full-Stack Web Java EE
Mais de 900 aulas em PrimeFaces, JSF, Spring, Hibernate, JPA, Ireport, CDI e muitos mais. Se torne Full-Stack Java Web.
Lógica de Programação
Para se tornar um programador e resolver problemas complexos a sua lógica de programação deve ser a melhor de todas..