Olá desenvolvedores, no tutorial de hoje vamos falar sobre a estrutura de repetição For. Tal estrutura está dentro de um contexto semelhante a instrução que vimos em “WHILE E DO WHILE: ESTRUTURA DE REPETIÇÃO . E assim como acontece com a estrutura While, as instruções ou bloco de instrução do For serão executadas zero ou muitas vezes.

A instrução For especifica em uma única linha de código, também chamada de cabeçalho, toda a sua estrutura. Isto é, a inicialização da variável, a condição de continuação do loop e o incremento (controlador). Veja um comparativo entre o formato da estrutura de repetição do For com uma instrução While equivalente.

Todo laço de repetição escrito obedecendo as regras de sintaxe da estrutura while também pode ser escrito utilizando o for. Mas tenha em mente que a instrução For é indicada para casos de repetições controladas por um contador. Ou seja, cujo número de iterações é conhecido.

Vamos há um exemplo prático, da utilização da instrução For. Mas ao invés de escrevermos “Formação Java Web” 10 vezes, apenas imprimiremos na tela os números de 1 a 10.

ESCOPO DE VARIÁVEL

É interessante observar que não foi necessário declarar nenhuma variável fora da estrutura. Ao contrário nós a declaramos localmente dentro do cabeçalho. O que nos remete ao tema “escopo de variável”.

Quando declaramos a variável de controle dentro do cabeçalho do for, esta variável só poderá ser utilizada dentro do escopo da instrução. Visto que ela não existe fora deste contexto. Assim, temos que o escopo de uma variável define onde ela pode ser utilizada em um programa.

Note que usamos “quando declaramos a variável …”, tal expressão abre margem para interpretações. Então posso não declarar uma variável dentro do cabeçalho do For?” sim, você pode, as expressões dentro do cabeçalho não são obrigatórias.

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DO FOR

Suponhamos que você opte por omitir a condição de continuação do loop, o algoritmo será executado, porém, em um loop infinito. Visto que o Java assumirá que a condição sempre será verdadeira. Lembre-se, a condição de continuação do loop deverá ser uma expressão booleana. Em outras palavras, continue até que a expressão se torne falsa ou enquanto ela for verdadeira.

Entretanto, nada o impede de não inicializar a variável dentro do cabeçalho, desde que o faça antes do loop. Naturalmente você pode também omitir a variável de incremento, desde que o faça no corpo da instrução.

Não é uma estrutura engessada. Porém, exige o tempo todo o emprego da lógica, mesmo quando a decisão é somente sobre qual estrutura utilizar. Por que fazer diferente? Que motivos tenho para quebrar o paradigma de implementação de uma estrutura? É o que você deve se perguntar quando estiver de frente com uma decisão importante a tomar.

EM POUCAS PALAVRAS

É comum utilizarmos o operador (menor ou igual [<=]) para, por exemplo, implementar um loop que imprima valores de 1 a 10. Lembrando de neste caso, inicializaríamos a variável com o valor “1”. se optássemos pelo operador (< 10), causaríamos um erro do tipo (fora-por-um).

Assim sendo, tome cuidado com os valores declarados, tanto na inicialização, quanto na condição de continuação do loop quando utilizar o For.

Apenas para título de conhecimento, a literatura sempre sugere o uso do operador (menor [<]) em detrimento do operador (menor ou igual [<=]). Porém, uma vez que você sabe o que está fazendo, o que o impede de utilizar a instrução de repetição For, como mostrado abaixo?

É isso caros desenvolvedores, em programação você estará o tempo todo tomando decisões. Algumas vezes optando por um caminho que vai contra a tudo o que aprendeu. Mas quando o faz de forma consciente, você não estará quebrando as regras do jogo, mas apenas optando pelo que considera ser uma rota melhor.

Espero que tenham realmente gostado de aprender mais sobre a estrutura de repetição For. Abordamos conceitos que normalmente não são abordados, então espero que você pratique e siga firme em seus estudos.

Se você não é aluno do curso do Formação Java Web, que tal saber como você pode mudar a sua vida investindo muito pouco? Vem comigo e clique aqui.