Olá desenvolvedores, chegou a hora de configurarmos a conexão para o envio de e-mail. Já criamos o projeto maven e fizemos o download das dependências necessárias. Criamos um e-mail para utilizarmos como e-mail de teste e habilitamos a opção que nos permitirá enviar e-mails pelo Java, agora é hora de configurar as propriedades da conexão com o servidor para realmente podermos enviar e-mails.
Para que possamos enviar e-mail utilizando o Gmail precisaremos nos conectar ao servidor do Gmail, é exatamente o que iremos configurar neste tutorial. E da mesma forma você procederá se o provedor do e-mail que você estiver utilizando for o Outlook, Yahoo ou qualquer outro. E para cada um deles haverá uma forma distinta de fazer essa configuração.
Mas é simples, basta pesquisar pela documentação buscando por SMTP. Dessa forma uma lista de provedores será oferecida para que possa direcionar sua busca. Assim, se direcionarmos nossa busca para o Gmail chegaremos a esta página que nos apresenta um exemplo de configuração.
IMPLEMENTANDO A CONFIGURAÇÃO
Na classe AppTest.java dentro do método testeEmail(), para começar a configuração precisaremos instanciar o objeto Properties da classe Java.util. o Properties constitui um arquivo de propriedade próprio para a configuração de algumas necessidades externas da aplicação que estivermos desenvolvendo.
Properties properties = new Properties();
Alguns dos parâmetros de configuração que você verá neste tutorial são da própria documentação do JavaMail que você pode consultar clicando aqui. A primeira propriedade é a de autenticação do protocolo de e-mail.
properties.put(“mail.smtp.auth”, “true”);
E então configuraremos a propriedade de segurança para que possamos prover uma conexão segura com TLS – Transport Layer Security. O TLS permite uma conexão segura entre cliente e servidor.
properties.put(“mail.smtp.starttls”, “true”);
Informaremos também o nome do servidor do Gmail e a porta padrão de conexão do provedor do Gmail que é o Google.
properties.put(“mail.smtp.host”, “smtp.gmail.com”);
properties.put("mail.smtp.port", "465");
Agora precisamos habilitar a porta padrão de conexão, se não o fizermos por meio do socket, se não a definirmos, não conseguiremos usá-la e a conexão falhará. Informaremos também o nome da classe que implementa a interface javax.net.SocketFactory, que é a classe que será usada para criar sockets SMTP.
properties.put(“mail.smtp.socketFactory.port”, “465”);
properties.put(“mail.smtp.socketFactory.class”, “javax.net.ssl.SSlSocketFactory”);
EM POUCAS PALAVRAS
Neste tutorial configuramos as propriedades de conexão. O próximo passo é fazer a sessão de conexão, requisitando a conexão para o servidor para que ele possa retornar um objeto em Java autorizado a fazer o envio de e-mail. Eu fico por aqui e nos vemos no próximo tutorial.