Olá, estamos de volta para mais um pouco de objetos implícitos, mas dessa vez para falarmos sobre as directivas JSP – JavaServer Pages. As diretivas JSP são mensagens que informam ao contêiner, o servidor, que tanto pode ser um Tomcat, um Jboss ou qualquer outro, como converter ou interpretar uma página JSP no servlet correspondente.
Em outras palavras a directiva JSP pode ser usada para incluir o conteúdo de uma outra página, ou ainda especificar que está usando bibliotecas de tags personalizadas. Ou para informar qual linguagem de script está sendo utilizada. Existem três tipos de diretivas, page directive; include directive; taglib directive. A sintaxe de uma directiva JSP é exemplificada abaixo, observe que após o símbolo de porcentagem tem agora uma arroba.
<%@ directive attribute="value" %>
PAGE DIRECTIVE
A page directive ou diretiva de página define atributos que se aplicam a uma página JSP inteira. Ela possui múltiplos atributos a linguagem, e várias directivas numa mesma página, porém o único atributo que pode ser repetido é o import. Uma vez que o import é capaz de estender um conjunto de classes Java que poderão ser usadas nas páginas JSPs. Agora, veja como importar uma data, você se espantará com quão simples é.
<%@ page import="java.util.Date" %>
<%="Data:" +new Date() %>
ATRIBUTO INFO
O atributo info é usado para definir informações da página JSP, cujo valor pode ser redirecionado para uma servlet onde deverá ser recuperado pelo método getServletInfo() da interface do Servlet.
<%@ page info=”Curso de JSP” %>
ATRIBUTO ERRORPAGE
O atributo errorPage serve para indicar uma página alternativa que será exibida caso aconteça um erro não previsto durante o processamento de uma página JSP. Então, além de definir a página de exibição, simularemos também um erro.
<%@ page errorPage="receber-nome.jsp" %>
<%=100/0 %>
ATRIBUTO ISERRORPAGE
O atributo isErrorPage é o responsável por definir uma página JSP que servirá como a página de erro padrão para o grupo de páginas da sua aplicação JSP. Ele é do tipo boolean e implementa um exception, que é próprio do JSP.
<%@ page isErrorPage=”true”%>
<%= exception %>
EM POUCAS PALAVRAS
Então é isso, aprendemos um pouco sobre as directivas em JSP e mais especificamente sobre a page directive. A page directiva possui outros atributos, a saber, import, info, errorPage e isErrorPage os quais tratamos neste tutorial. E ainda, contentType que define o tipo MIME (Multipurpose Internet Mail Extension) da resposta HTTP. O valor padrão é “text / html; charset = ISO-8859-1”.
Extends que define a classe pai que será herdada pelo servlet gerado. O buffer que define o tamanho do buffer em kilobytes para manipular a saída gerada pela página JSP. O tamanho padrão do buffer é 8 KB.
O atributo language especifica a linguagem de script usada na página JSP, onde o valor padrão é “Java”. O atributo isELIgnored nos permite ignorar o EL (Expression Language).
Vale ressaltar que o Servlet e JSP são multithread. Se você deseja controlar esse comportamento da página JSP, pode usar o atributo isThreadSafe da diretiva da página. O valor do atributo isThreadSafe é true. Se você o tornar falso, o contêiner da web serializará as várias solicitações, ou seja, ele aguardará até que o JSP termine de responder a uma solicitação antes de passar outra solicitação para ela.
Eu fico por aqui, nos vemos no próximo tutorial.