Olá desenvolvedores, neste tutorial aprenderemos a realizar o deploy do WAR – Web application ARchive, para a hospedagem MochaHost. Nos últimos tutoriais aprendemos a preparar nosso sistema em Java para gerar o arquivo WAR e então geramos o arquivo WAR. Agora aprenderemos como fazer o deploy deste arquivo de implantação gerado.
O WAR é um formato de arquivo do tipo JAR – Java ARchive, que contempla uma coleção de recursos que constitui uma aplicação web. Assim, atribuímos ao arquivo WAR gerado o nome padrão de ROOT (em maiúsculos). Dessa forma, a partir do nome padrão poderemos ter acesso ao sistema diretamente pelo domínio, sem a necessidade de especificar uma pasta.
REALIZANDO O DEPLOY
Para fazermos o deploy do WAR de implantação, logado sem sua hospedagem na seção “Permissões”, clique em “Private JVM”. Na próxima tela em “Maped Domains” é o local onde faremos o deploy do WAR. Lembrando que se você escolheu uma hospedagem compartilhada esta opção não estará disponível para você.
Clicando em “Deploy War” seremos direcionados para a página onde faremos o upload do arquivo para a realização do deploy. É uma prática comum ativar a opção para sobrescrever um arquivo já existente. Após, clique em escolher arquivo, e busque pelo ROOT que você gerou.
Após a conclusão do processo de upload e deploy, o nosso servidor na hospedagem será “startado” de forma automática. Em um navegador de sua preferência digite a URL da sua aplicação e tenha a satisfação de ver um sistema desenvolvido por você, online para o mundo.
A partir de agora o processo é circular, isto é, você faz uma alteração no seu projeto em na sua máquina e testa no seu servidor local. Se estiver tudo certo para você, gere o arquivo de implantação WAR, acesse a hospedagem e faça o upload do arquivo. Lembrando sempre de ativar a opção “Sobrescrever arquivos existentes”.
CORRIGINDO ERROS
Se o deploy do seu projeto falhou, então clique em “Voltar Back to JVM Applications” para acessar o console de erros. Na hospedagem da MochaHost o console de erros fica em “View Log” na seção “Installed private JVM Application Server”.
Vou simular um erro, informando incorretamente o nome do usuário, bem como o endereço da base de dados. Vou gerar o arquivo WAR de implantação e fazer o deploy do arquivo. Ao tentar acessar o projeto, o ERRO 404 será informado.
Assim, para descobrir a origem do erro basta consultar o console de erros em “View Log”. Na imagem abaixo destacamos o erro de autenticação do usuário como ele será mostrado no console de erros, semelhante ao que vemos na IDE Eclipse.
EM POUCAS PALAVRAS
Desenvolvemos nosso primeiro sistema para web, para acessar o projeto do curso basta clicar aqui. Com todo o conhecimento adquirido até o momento crie suas próprias aplicações. Se ainda não se sente seguro para aplicações mais complexas, comece simples, crie sistemas simples, depois implemente melhorias, novas funcionalidades. Evolua o seu sistema e consequentemente você se desenvolverá junto com ele. Eu fico por aqui e nos vemos nos próximos tutoriais.