Olá desenvolvedores, prontos para o debug linha a linha do seu código? Talvez possa soar para vocês como algo repetitivo, mas é importante para que possa além de fixar o conhecimento, trabalhar especificamente cada ponto da depuração. Assim sendo, no tutorial de hoje falaremos sobre o debug linha a linha, onde estaremos mais focados na utilização da tecla de função F6.
Desse modo posicione o breakpoint no ponto onde deseja iniciar a depuração. E se desejar adicione outros pontos de parada em lugares que considera estratégicos em seu código.
Nosso objetivo aqui é apenas visualizar linha a linha o que está acontecendo dentro do nosso código, e consequentemente exercitar a utilização da tecla de função F6. A tecla F6 nos possibilita percorrer o código linha a linha, e como mencionamos no tutorial anterior, apenas isso.
Após adicionar os breakpoints inicie a depuração. Lembrando que sempre que encontramos um ponto de parada podemos inspecionar o que acontece nas variáveis, expressões, métodos e objetos acima dele. Então se você insere um dado pode verificar se este dado foi inserido com sucesso.
Veja no exemplo abaixo que ao inserir o nome do aluno é exatamente o que nos é mostrado quando inspecionamos o elemento.
Proceda da mesma forma com os demais elementos, adicione o dado solicitado e o inspecione para ver o que está sendo gerado por trás desse processamento.
É muito interessante quando temos a oportunidade de debugar o código dessa forma. Deste modo, é possível por exemplo, verificar todas as etapas de processamento (iteração) de um laço de repetição, por exemplo. E dessa forma você verá exatamente cada parte do processamento, e o que cada linha de código faz. E para encerrar o debug, clique na tecla de função F8.
EM POUCAS PALAVRAS
Meu conselho de sempre é que você dedique um tempo para praticar a depuração linha a linha. E tal como fizemos neste tutorial, parando em cada breakpoint e inspecionando os elementos acima de cada ponto de parada. Assim, você se familiarizará com o uso da tecla. E estará pronto para o próximo tutorial.
Não subestime os pequenos detalhes do que em um primeiro instante pode parecer não necessário praticar. Não deixe para descobrir o quão importante é esta etapa da aprendizagem quando a necessidade surgir.
Como salientado no início dessa série sobre debug, são a lógica de programação, o tratamento de erros e exceções e a técnica de depuração, conhecimentos essenciais ao arsenal de um bom programador. Bom, eu fico por aqui. Nos vemos no próximo tutorial.